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Plano de melhoria das vicinais do Estado ignora Rio Negro e Solimões


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Carro trafega ontem pela Rio Negro e Solimões: por enquanto, nada de pavimentação
Carro trafega ontem pela Rio Negro e Solimões: por enquanto, nada de pavimentação

Um pacote de investimentos de R$ 200 milhões, anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo na quinta-feira,17, que modernizará rodovias estaduais e pavimentar vicinais, ignora a rodovia estadual Rio Negro e Solimões. Em agosto deste ano produtores rurais da região de Franca voltaram a fazer uma manifestação na rodovia Rio Negro e Solimões. Eles reclamam da má condição da pista e das promessas de pavimentação dos 12 quilômetros que ainda são de terra.

Com o nome “Vale do Futuro”, as obras do governo estadual beneficiarão 12 cidades do Vale do Ribeira, que fica localizado no sul do estado de São Paulo. As cidades receberão melhorias em mais de 120 quilômetros de rodovias estaduais.

Em agosto deste ano, produtores rurais da região de Franca voltaram a fazer uma manifestação para que as autoridades pavimentem os 12 quilômetros da Rio Negro e Solimões, que liga Franca a Batatais. Além do mau estado da pista, os usuários estão convivendo com o lixo das margens da pista.

O cantor que dá o nome a rodovia, Rio Negro, prometeu que se até o fim do ano não acontecer nenhuma melhoria na pista, ele pedirá que seu nome seja retirado da rodovia.

De acordo com a nota da Secretaria de Transportes, os empreendimentos serão conduzidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) com recursos do Tesouro do Estado e a partir de financiamento internacional por intermédio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

As cidades que vão ser beneficiadas pelo programa do Estado são Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Ilha Comprida, Iporanga, Jacupiranga, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açu e Pedro de Toledo.

Em resposta à reportagem do Comércio, o DER informou que concluiu um amplo levantamento sobre toda a malha viária sob sua administração e as estradas vicinais administradas pelas prefeituras. Os dados serão a base para a formação da nova matriz logística do Estado e, com as informações em mãos, a Secretaria de Logística e Transportes e o Governo irá definir uma programação para as obras nessas vias.

Reforçou ainda que estão executando duas obras na região: uma no Km 439 da Rodovia Cândido Portinari (SP-334), em Pedregulho, onde realizam serviços de reconstrução do sistema de drenagem. Fazem também a recomposição do aterro e do acostamento, com investimento de R$ 138,54 mil. 

Promessas para asfalto da estrada têm mais de década

As promessas de melhoria na rodovia Rio Negro e Solimões são antigas. A luta pelo asfaltamento da extensão da rodovia vêm desde 2003, quando Gilson de Souza, então deputado estadual, anunciou a contratação de projeto técnico destinado ao asfaltamento da rodovia SP-336.

Assim como Gilson, o deputado Roberto Engler também defende a causa há anos. Em 2015 ele se reuniu com superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Armando Costa Ferreira, para discutir a pavimentação da via. Naquele episódio, o DER informou que o projeto da obra estava “em fase de últimos ajustes”.

Procurado novamente, Engler informou, por meio de sua assessoria, que realizou uma emenda para reservar recursos no orçamento de 2020 para a pavimentação da estrada e que, “a cobrança, o pedido, a exigência de atenção para a obra, estão registrados.”

MANUTENÇÃO

A prefeitura de Franca afirmou que vem realizando melhorias nas rodovias e vicinais da cidade. Recentemente, sinalizou a Rodovia Tancredo Neves e a João Traficante. Nas vicinais, a própria prefeitura está fazendo sinalização, acostamento e pintura de faixas. Até o momento, receberam melhorias as vicinais que ligam Franca a Claraval, Franca a Ibiraci e a próxima será Franca Ribeirão Corrente.
 

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