Mamutes


| Tempo de leitura: 1 min
Os mamutes eram animais mamíferos pré-históricos que não existem mais em função de sua extinção que ocorreu há, aproximadamente, 4000 anos. Faziam parte da mesma família dos elefantes, porém eram maiores (podiam atingir até 5 metros de altura) e possuíam grandes presas de marfim. O corpo dos mamutes era coberto por uma espessa camada de pelos de cor cinza escuro. Viviam em manadas e se alimentavam de grandes quantidades de folhas, raízes, frutas e vegetais. 
 
Os mamutes habitaram regiões de clima frio e temperado do planeta. Foram encontrados vários fósseis deste animal em países da Europa, norte da Ásia (principalmente Sibéria) e América do Norte, comprovando a vida desta espécie nestes locais. Serviam de alimentação para os homens que viveram no período Neolítico (Idade da Pedra Polida). Os homens pré-históricos, em grupos, caçavam estes animais utilizando armadilhas. A mais comum consistia em forçar o animal a cair do topo de morros ou montanhas. A carne era usada para a alimentação e a pele do animal para a confecção de vestimentas. A caçada aos  mamutes no Neolítico é apontada por estudiosos como uma das causas de sua extinção. Porém o fator preponderante para a extinção da espécie foi a mudança climática que ocorreu no planeta no final da Era Glacial. 
 
Especialistas afirmam que já encontraram fósseis de sete espécies de mamutes que viveram na pré-história. Em março de 2004, pesquisadores franceses e russos encontraram na Sibéria um fóssil de mamute. O corpo do animal de 18 mil anos estava congelado e praticamente intacto. Estudiosos de genética esperam encontrar amostras de DNA preservado para, futuramente, tentar clonagem desta espécie. Já pensou que extraordinário seria isso?

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários