
Está em cartaz o filme Batman Lego, que tem este nome exatamente porque o protagonista foi construído com milhares de peças do Lego, o conjunto de armar conhecido por quase todas as crianças do mundo. Você sabe como surgiu o LEGO? Vamos explicar.
No começo, Ole Christiansen construía brinquedos de madeira numa cidadezinha dinamarquesa. Isso aconteceu de 1930 até 1938. Então veio a Segunda Guerra (1939-1945) e as condições para trabalhar se tornaram muito difíceis. Faltava madeira por toda parte. Como se não bastasse, um incêndio atingiu a fábrica e destruiu todo o estoque restante.
Terminado o conflito, Christiansen retomou o trabalho. Para substituir a madeira, resolveu usar plástico injetado, produto novo e pouco empregado para fazer brinquedos. Com o plástico criou diversos módulos de tamanhos diferentes, os quais se encaixavam perfeitamente, originando diversas combinações. O brinquedo foi muito bem recebido pelas crianças norueguesas. A partir de 1950, começou a ser exportado para outros países europeus. Uma década depois, contando com forte investimento na linha de produção, o norueguês exportou o brinquedo para os Estados Unidos. Sucesso total. Na década de 70 foi criada a primeira linha exclusiva para meninas, os conjuntos LEGO Family, a Expert Series, a Expert Builder, LEGO Space, Fabuland e Scala. Em 1980, em comemoração ao cinquentenário da empresa, foi lançado o livro 50 Years of Play. Cinco anos depois, o Brasil ganhou uma fábrica em Manaus.
Com o aumento da produção, fez-se necessário desenvolver Manuais de Instrução de como montar e manusear as peças e conjuntos. Em 1966 eles já possuíam até um pequeno sistema elétrico, como o famoso e tradicional LEGO Train System, que contava com um motor de 4,5 volts e trilhos especiais.
No dia 7 de Junho de 1968, a empresa bateu a marca de um milhão de peças vendidas. Já estava consolidada no mercado e seus brinquedos conhecidos mundialmente. Foi então criado o Parque Temático LEGOLAND, em Billund, visitado por milhares de turistas que vão à Dinamarca.
Mesmo depois do advento dos computadores e de toda tecnologia à disposição, a LEGO continua no topo das vendas de brinquedos, sempre antenada com novas tendências e desenvolvendo conjuntos dos mais variados e recentes temas. O que começou como uma brincadeira, impressiona com os números atuais: anualmente são fabricadas mais de 30 bilhões de peças, provindas de 4 fábricas. A sede continua localizada na cidade de Billund. Ali existe também um centro de desenvolvimento denominado Divisão Futura, cuja principal responsabilidade é planejar e criar as próximas gerações do brinquedo LEGO.
O LEGO segue quatro princípios básicos. São eles: qualidade, segurança, criatividade e imaginação. É um brinquedo que auxilia no desenvolvimento das crianças, de qualquer faixa etária. Também diverte adultos. Os mais habilidosos já ergueram com o LEGO réplicas em miniatura de construções simbólicas como o palácio de Buckingham e o Big Ben (Londres), o Capitólio ( Washington), a Acrópole (Atenas), o Templo da Sagrada Família (Barcelona), o Templo do Céu (Hong Kong) e o aeroporto de Brandenbourg (Berlim).
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.