“Mesmo quando tudo parece perdido... Nunca desista!!! Lute”. A frase da charge que ilustra o panfleto de propaganda distribuído nas ruas de Franca pela financiadora de veículos Karlos Automóveis retrata bem o atual momento econômico. Nela, um sapo está prestes a ser engolido por uma garça quando já dentro do bico, resolve apertar o pescoço da predadora para ser libertado.
Segundo o proprietário da empresa, Carlos José de Oliveira, o setor de venda de veículos seminovos estava começando a patinar quando, para suprir a queda nas vendas, ele resolveu se desinstalar e ir atrás do cliente.
Mesmo com a loja situada em uma das avenidas mais movimentadas da cidade - Hélio Palermo - Carlos percebeu que não deveria ficar à espera do cliente ir até ele e decidiu apostar na realização de feirões itinerantes. O primeiro aconteceu por acaso durante uma feira de agronegócios em Ibiraci (MG) no começo de abril. O empresário levou apenas alguns modelos para expor no evento e, para sua surpresa, precisou retornar a Franca em busca de mais veículos devido a grande procura que teve. “Depois dessa experiência não parei mais. Foram dez feirões em três meses. Fiz em Cássia, Patrocínio Paulista, nos shoppings, na Vila São Sebastião e mais recentemente no Leporace”.
Segundo o empresário, a ação que acontece aos sábados e domingos, das 8 às 18 horas, tem ajudado a manter a média de 40 veículos vendidos mensalmente e se transformado em um atrativo nos bairros. “O cliente foi ao supermercado e na saída acabou comprando um carro. Foram 11 negócios fechados na hora no fim de semana”, disse Carlos Oliveira, que devido a iniciativa tem vendido mais carros nos feirões do que na loja.
Por conta do evento, o proprietário da Karlos Automóveis precisou contratar três freelancers e tem oferecido um bônus em dinheiro para os funcionários da financiadora que aceitam o convite para trabalhar no fim de semana.
Veículos novos
Na concessionária Honda Lago San, a venda de veículos zero quilômetro também está com saldo positivo. Diferente de outros concorrentes, há registro de crescimento de 25% nas vendas em comparação com o ano passado e fila de espera pelo modelo HR-V, o novo lançamento da marca.
Para o gerente de vendas e pós-venda, Fabrício Soares Chagas, apesar do cenário econômico não ser otimista, a concessionária tem se destacado em razão do novo portifólio da Honda associado as ações de marketing. “Não descartamos a crise. Ficamos preocupados, porém mantivemos o investimento em propaganda. Estamos em vários canais de comunicação com planos de mídia”. Além da propaganda, a concessionária capacitou os funcionários para melhora no atendimento, aumentou o número de carros para test-drive e tem oferecido café da manhã aos clientes aos sábados. No caso dos interessados no Honda Civic, a empresa ainda oferece IPVA e documentação grátis e uma taxa de financiamento reduzida.
O resultado tem sido visível. A loja está sempre cheia e as vendas que em 2014 eram de 40 carros mês, em média, passou para 50 neste ano. “Esse fluxo de clientes acelera o processo de compra e nós estamos com o pensamento que precisamos vender mais do que o desejo das pessoas de comprar”, disse Chagas, que já começou a pensar nas próximas ações.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.