Seres pequeninos, que morariam dentro de árvores e guardariam tesouros debaixo da terra, os Gnomos encantam e assustam muitas crianças que leem livros e assistem a filmes onde eles aparecem. Sua característica maior é o tamanho diminuto. Também aparecem com outros nomes: Leprechauns, Duendes e Gremlins. Os primeiros são ajudantes de sapateiro e são personagens do folclore da Irlanda. Os segundos pertencem ao folclore da Escandinávia e reconhecidos por sugarem energias das pessoas e de elementos da natureza; adoram ganhar presentes. Os terceiros são menos simpáticos; costumam arranhar e morder quem ouse apanhá-los.
Leprechauns, Duendes, Gremlins e Gnomos não existem na vida real, mas estão muito vivos na imaginação das pessoas e dos escritores. Ele começaram a aparecer nos livros no século 16, através das histórias de um alquimista chamado Paracelso. Alquimista era um químico que antigamente buscava descobrir na natureza um remédio para curar todos os males e também a pedra filosofal que transformaria todo metal existente em ouro.
Na série Harry Potter, essas criaturas mínimas ( mediriam cerca de 30 cm) deveriam ser expulsas da seguinte maneira: a pessoas ergueriam os Gnomos acima de suas cabeça, girariam seus corpos até que ficassem tontos e os lançariam à distância. Muito violento, não é mesmo?
No livro Meninos verdes, a escritora brasileira Cora Coralina conta a história de uns serzinhos descobertos em seu jardim, no meio de umas plantas esquisitas que ali haviam brotado. Segundo seu relato, essas criaturinhas mediam cerca de 12 cm!
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.