
Seja bem-vindo a Caconde, uma cidade paulista com jeito de mineira. Esse bem que poderia ser o slogan para recepção dos turistas que chegam para conhecer a charmosa cidade encravada na Serra da Mantiqueira. O município tem pouco mais de 18 mil habitantes, está localizado no leste do Estado de São Paulo, na divisa com Minas Gerais e é um convite para quem busca descanso e contato com a natureza. No inverno, de modo especial, o município oferece o clima frio das montanhas aliado a uma bela paisagem e a um roteiro gastronômico de aguçar os cinco sentidos.
Distante 194 quilômetros de Franca (passando por Itirapuã), Caconde é mais conhecida pelo turismo de aventura com foco principalmente nos esportes aquáticos, com destaque para o rafting e o boia cross. Mas longe das águas, a cidade também atrai. Os termômetros no local dificilmente chegam aos 30 graus e a mínima, em razão do relevo montanhoso, atinge até 5 graus na madrugada.
Boa pedida para um vinho e uma refeição feita no fogão de lenha, a culinária local ganha os holofotes e recebe centenas de famílias, grupos e casais para degustar de uma boa comida diante de uma paisagem fascinante. Sim, em Caconde, as fotos ganham um contorno especial traçado pelo Rio Pardo. Represado, ele pode ser visto e admirado de diversos ângulos, mas um deles é especial e não pode ficar fora do roteiro de visitas. Com uma altitude de mais de 1,1 mil metros, a Praça do Mirante permite uma visão em 360 graus do horizonte e é tida como um dos principais cartões postais da cidade.
E como do alto nem sempre é possível ver as profundezas, o município oferece aos visitantes um “passeio” pelo fundo dos rios e mares proporcionado pelo Aquário Municipal. Próximo da barragem da Usina Caconde, na rodovia para Divinolândia-SP, o espaço tem 18 aquários e dezenas de espécies de peixes de água doce e salgada.
Entre os expostos estão peixe leão, peixe donzela, peixe beijador e peixe palhaço, além de corais, recifes e até dois tubarões-bambu. O aquário tem entrada gratuita e funciona de quarta à sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas.
Na cidade
De volta à cidade, Caconde é bucólica, tem coreto na praça e casarões conservados que também merecem visitação, como é o caso do Paço Municipal “Miguel da Silva Teixeira”, o Departamento de Educação e Cultura e até mesmo o prédio do Departamento de Turismo, além do centenário imóvel da Casa da Cultura “Professor Edmundo Migliaccio”.
Independente da crença, outro ponto turístico da cidade é a Basílica Santuário dedicada a Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso e construída em estilo romântico no Centro de Caconde.
Religião
Em seu interior, a igreja guarda três telas a óleo de impressionar os apaixonados por arte. Trata-se de Nossa Senhora da Glória, Imaculada Conceição e Jesus Crucificado, pintados pelo artista cacondense Edmundo Migliaccio.
O turismo religioso do município também ganha peso com uma centenária capela azul em honra a Nossa Senhora Aparecida, construída em meio a uma avenida e com a estátua do Cristo Redentor, que do alto da Praça do Rosário, abençoa a pequena Caconde.
Veja as imagens:
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.