
O pangolim é um mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da Índia. Há sete espécies diferentes. São animais muito antigos sobre a face da Terra. Fósseis encontrados revelam que já viviam no planeta há milhares de anos.
A palavra “pangolim" origina-se do malaio, língua que se fala na Polinésia. O substantivo pangulang significa "animal que se enrola”. Ou seja, é parecido com o nosso tatu-bola, que também se enrola para se proteger. Como tem escamas protetoras, lembra o ouriço-cacheiro, que igualmente se defende quando ameaçado.
Então, o pangolim se parece com dois animais da fauna brasileira? Não. Com três. Tem mais um semelhante. Como não possui dentes e se alimenta, sobretudo, de formigas, que captura dentro dos cupinzeiros com a sua longa língua viscosa, também lembra os nossos tamanduás. Mas embora guarde semelhança com tatu, ouriço-cacheiro e tamanduá, é diferente dos três.
O pangolim é um animal muito sossegado. Dorme numa toca profunda durante o dia e se alimenta à noite. Se não tivesse as escamas protetoras seria presa fácil de animais de grande porte. Os chineses há séculos chamam ao pangolim “peixe da floresta”. Ele é muito diferente de seus semelhantes mamíferos.
Embora não exista em nosso país, as crianças brasileiras estão familia-rizadas com o pangolim, que é personagem de programas infantis na televisão. Ele já apareceu algumas vezes na série Pokémon, através dos perso-nagens Pokémon Sandshrew e Sandshlash. Também o canal Animal Planet, no bloco Fato ou Ficção, do programa Criaturas Esquisitas, o apresenta ao lado da toupeira-nariz-de-estrela.
A natureza é muito rica. Os biólogos dizem que existem muitas espécies a serem ainda conhecidas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.