Familiares do ex-governador Orestes Quércia (1938-2010), autoridades e convidados estiveram na noite da última quinta-feira na praça Luiz Sávio, no Centro de Pedregulho, para uma cerimônia de inauguração de um busto em homenagem ao político. Filho ilustre do município, Quércia sempre foi reconhecido pelos serviços prestados ao município. Sua família ainda mantém em Pedregulho uma fazenda produtora de café, reconhecida internacionalmente e tida como uma das maiores empregadoras da cidade.
Entre as realizações e conquistas do político para a localidade estão casas populares, creches, escolas, asfalto de vicinais, um ginásio de esportes e até o hospital municipal, que leva o nome da mãe do ex-governador “Isaura Quércia”. Como empresário, transformou a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada no município, em uma das maiores produtoras de cafés especiais da região (leia nesta página).
Além da homenagem com o busto, de autoria do artista Cícero D’Avila, com pedestal projetado por Ruy Ohtake, na mesma noite a mulher de Orestes, Alaíde Cristina Quércia, foi agraciada pela Câmara com o título de cidadã pedregulhense. Segundo o presidente do Legislativo, Raimundo Lobão (PSDB), a iniciativa visa reconhecer a importância da família Quércia para a cidade. “A fazenda é uma grande geradora de empregos e ajuda a manter várias famílias pedregulhense. A senhora Alaíde também está sempre presente no município.”
Cercada por três dos quatro filhos, cunhados e amigos, Alaíde Quércia se emocionou durante a inauguração do busto. “A palavra do Orestes era mais valiosa que qualquer documento escrito. Hoje estamos aqui reverenciando sua memória e espero que esse busto ajude a lembrar dos valores sempre pregados por ele.”
Segundo a colunista Mônica Bérgamo da “Folha de S. Paulo”, Quércia deixou mais de 20 empresas, como shoppings, fazendas de café, TVs e rádios espalhadas por todo o Brasil. Sua fortuna, de acordo com documentações entregues à Justiça depois de sua morte, chega a R$ 150 milhões.
O prefeito Dirceu Polo (PSDB) também enalteceu o ex-governador. “O Orestes Quércia sempre foi tido como o mais ilustre filho desta terra. Ele elevou o nome da cidade e agora recebe essa homenagem na praça.”
Na noite de ontem estava prevista, na mesma praça, a reinauguração da Casa da Cultura juntamente com a abertura da exposição fotográfica Orestes Quércia: uma trajetória humana e de realizações. A mostra reúne 15 painéis.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.