Você conhece alguém que já chorou 'lágrimas de crocodilo'?


| Tempo de leitura: 2 min
 Quando uma pessoa chora de forma fingida, dizemos que está “chorando lágrimas de crocodilo”.
Quando uma pessoa chora de forma fingida, dizemos que está “chorando lágrimas de crocodilo”.

Usamos na nossa comunicação diária muitas frases engraçadas, espirituosas e expressivas que mostram animais como personagens. É que o homem desde cedo aprendeu a observar o comportamento de animais domésticos e selvagens, tirando daí comparações com a vida humana. Vamos destacar as frases e expressões mais comuns da língua portuguesa que têm os bichos como agentes.

Dar bode
A expressão “dar bode” significa criar uma situação indesejável, muito difícil. É que o bode há milênios é animal associado a forças diabólicas. Segundo a tradição judaica, este animal era escolhido para carregar os pecados do povo judeu, sendo abandonado no deserto.

Fazer boca de siri
Quando este crustáceo prende alguma coisa com a boca, na verdade uma de suas garras, não a solta nem depois de morto. Por isso quando é pedido que se faça segredo sobre algo dito, pode-se responder: “ vou fazer boca de siri ”.

Ficar grilado
Quem ouve o som de um grilo dentro de casa ou no campo, não sabe dizer com exatidão de onde vem o ruído de cri- cri, cri- cri. A pessoa fica confusa, sem orientação, não sabendo definir exatamente o que acontece. Daí se dizer que está grilada.

Dose para leão
Como o leão é um animal forte, presume-se que necessite de doses imensas de remédios para que se consiga alcançar o efeito desejado. Há variantes com o cavalo e o elefante. A expressão se refere a exagero nas medidas tomadas diante de uma determinada situação.

Lágrimas de crocodilo
O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, dá a impressão de que está chorando enquanto devora suas vítimas. Quando uma pessoa chora de forma fingida, dizemos que está “chorando lágrimas de crocodilo”.

Hora da onça beber água
Que hora será essa? É a melhor hora para que algo aconteça de forma bem sucedida. A onça costuma beber água ao anoitecer, momento que os índios aproveitam para abatê-la. Então, quando chega o momento preciso, deve-se fazer o que é necessário.

Memória de elefante
Esta expressão é usada com base numa crença de que este animal aprende tudo o que lhe é ensinado e que exibe nas apresentações circenses. Sua longa vida contribui também para reforçar a ideia de que sua memória pode chegar a dezenas de anos. 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários