Uma fábrica clandestina de gelo no Residencial São Domingos foi fechada ontem pela Vigilância Sanitária. Em uma semana marcada pelas operações que apreenderam 400 quilos de carnes em mau estado de conservação em supermercados de Franca, a fiscalização sanitária recebeu nova denúncia, dessa vez a respeito da situação irregular da fábrica de gelo. O local funcionava sem autorização municipal e, segundo os fiscais, não possuía estrutura necessária para exercer a atividade.
Aparentando ser uma residência, o prédio não possuía placa de identificação sobre a produção ou comercialização de gelo. A Vigilância Sanitária encontrou equipamentos sujos e enferrujados em um ambiente sem condições de higiene. Um baú refrigerador, de caminhão, foi encontrado no quintal da casa. Segundo os fiscais, o equipamento era usado como complemento das instalações.
“Esse tipo de estabelecimento precisa ter alvará para funcionar e o produto deve ser registrado no Estado. O gelo pode ser consumido junto com bebidas e serve para a conservação de alimentos”, ressaltou o diretor da Vigilância Sanitária, Fernando Baldochi. Ele destacou ainda a importância do uso de água apropriada e o cumprimento das normas estabelecidas pela Vigilância para a fabricação de gelo.
O local já havia sido visitado pelos fiscais sanitários na última semana, mas os funcionários da fábrica não permitiram a entrada no estabelecimento. “Nosso principal objetivo não é a punição e aplicação de multas. Procuramos conversar, orientar e conscientizar os proprietários dos estabelecimentos a respeito das normas da vigilância e os cuidados a serem tomados. Se tivessem nos recebido na semana passada, nem seria preciso retornar com a polícia”, disse Baldochi.
A fábrica teve os equipamentos lacrados e foi interditado pela Vigilância Sanitária, que abriu processo administrativo para análise do caso. O proprietário da empresa, Maikon Martins, não estava no local no momento da autuação. Por telefone, disse que já na tarde de ontem foram tomadas as medidas para a legalização da produção e comercialização do gelo.
FISCALIZAÇÕES
No início desta semana, os fiscais da Vigilância atuaram em supermercados. Cem quilos de carne imprópria para o consumo foram recolhidos em supermercados do Jardim Redentor e Vera Cruz, na segunda-feira. No dia seguinte, mais 300 quilos foram apreendidos em outro supermercado do Jardim Palestina.
As fiscalizações em Franca ocorrem semanalmente e as denúncias, que podem ser anônimas, devem ser feitas pelo telefone 3711-9415.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.