Fiat Idea: muito espaço e excelentes itens de série


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ESTILO E DESIGN - Fiat Idea 2010 tem versões de motor que vão de 1.4 a 1.8 Flex, além de muitos opcionais. Linhas suaves e estilo clean demonstram modernidade
ESTILO E DESIGN - Fiat Idea 2010 tem versões de motor que vão de 1.4 a 1.8 Flex, além de muitos opcionais. Linhas suaves e estilo clean demonstram modernidade

Um farto pacote de equipamentos de série, desenho moderno, cabine ampla e confortável são algumas das características do Fiat Idea, mas ele não se limita a esses aspectos. A reportagem do Comércio da Franca avaliou a versão ELX 1.4 do carro em um test-drive durante esta semana e constatou que, por dentro e por fora, a minivan da Fiat tem características para atrair desde jovens aventureiros que precisam de espaço para carregar os apetrechos até famílias inteiras que fazem muito uso do porta-malas. Em Franca, o carro é vendido pela Cofrana, concessionária Fiat, a partir de R$ 42.850.


Segundo a Fiat, o carro - que teve a sua primeira versão lançada em setembro de 2005 - foi criado para atender a um público exigente, que busca veículos espaçosos e ágeis para transportar pessoas com conforto e bom desempenho. E em geral ele é assim mesmo. O Idea tem um arma poderosa para contentar seu proprietário, que é o espaço interno. Ao volante ou no banco de trás, é nítida a sensação de espaço na cabine. Em qualquer lugar, a minivan trata bem seus ocupantes.


As portas grandes e altas, que facilitam o acesso, dão boas vindas ao motorista e passageiros ao não exigir “manobras” com o corpo para entrar. Uma vez ajustados retrovisores, direção e bancos para os 1,71 metro de altura da repórter-motorista, foi “dada a largada”.


Nos bancos dianteiros os ocupantes viajam em posição elevada, melhorando a visibilidade e proporcionando a sensação de controle em relação aos outros veículos. Entretanto, não há altura que permita ver a frente do carro estando ao volante (devido à inclinação da tampa do motor), podendo causar desconforto ao estacionar em uma vaga apertada.


Por dentro, na cabine, estão mais de 20 porta-objetos espalhados pelo painel, portas, console e teto e o acabamento é refinado. O porta-malas tem capacidade para 380 litros com os bancos traseiros em posição normal. Mas com os bancos rebatidos a capacidade de carga é ampliada para mais de 1,4 mil litros.


A coerência do estilo e design interno se mantém no exterior do Idea. Linhas suaves e design limpo proporcionam a impressão de modernidade, robustez e dinamismo. Tudo disponível nas cores básicas azul, branco, preto e vermelho e nas metálicas azul, bege, três tons de cinza, prata, preto, verde e vermelho.


MOTOR COM DISPOSIÇÃO
A tocada do Idea 1.4 é agradável, mostrou disposição nas arrancadas e retomadas. O câmbio manual se mostrou leve e de boa empunhadura, combinado a um pedal de embreagem que não causou incômodo mesmo em situações de trocas constantes de marchas.


Informações técnicas disponibilizadas pela Fiat afirmam que o carro vai de zero a 100 quilômetros por hora em 14,8 segundos (se abastecido com gasolina) e em 14,6 segundos (quando a álcool). Já as velocidades máximas são 160 km/h (gasolina) e 161 km/h (álcool).


VERSÕES
A gama de equipamentos disponíveis na linha é grande. O carro pode ser adquirido nas versões ELX, com os motores 1.4 e 1.8 Flex; HLX, com motor 1.8 Flex; e há ainda outras duas versões Adventure.


A versão experimentada pela reportagem, de R$ 48 mil, foi a ELX motor 1.4 equipado com itens do kit Creative 17 (ar condicionado, parabrisa degradê, farois de neblina, rodas de liga leva, retrovisores externos elétricos, rádio com CD/MP3/WMA integrado ao painel, viva-voz Bluetooth e entradas USB/iPod).


Já a versão de entrada custa R$ 42.850, chega mais “pelada”, mas com itens de série interessantes como direção hidráulica, conta-giros, desembaçador do vidro traseiro, para-choques na cor do veículo, banco do motorista com regulagem de altura e de encosto, volante com regulagem de altura, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, entre outros.

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