Imagine um lugar sem trânsito engarrafado, buzinadas estridentes e arranha-céus. Agora some a esse local um cenário com praias quase desertas e um povo acolhedor. Esse lugar existe e é Trancoso, vilarejo localizado a uma hora de Porto Seguro, presenteado com algumas das mais belas paisagens do País.
A reportagem do Comércio conheceu a Praia dos Coqueiros. Com dois quilômetros de extensão é uma das mais procuradas, especialmente pelos jovens, por conta das barracas de alimentação e bebidas. A visão é inesquecível. Pelo nome é possível imaginar a quantidade de coqueiros espalhados bem próximos à praia. A areia é branca e o mar de água cristalina. As águas são calmas e tranquilas e é necessário a ajuda dos ventos para fazer as ondas surgirem.
Trancoso é tranquilo, charmoso e um lugar preservado. Os bares possuem cenários rústicos - são quatro na Praia dos Coqueiros - e dispõem de redes de descanso para os turistas. Ao se deitar em uma delas e fechar os olhos, pode-se ouvir o forte vento batendo na água. Bem próximo aos bares, um cenário perfeito para quem está em busca de sol. As esteiras, cercadas de coqueiros, têm colchonetes vermelhos que fazem o cenário ainda mais bonito. As mesas e cadeiras rústicas completam a paisagem.
Para quem mora e trabalha em Trancoso, a sensação é realmente a de estar num paraíso. “Se existe céu, isto aqui é o céu. Muito tranquilo, paisagem linda demais”, disse o comerciante Argentino Lacerda Andrade, dono de um restaurante na Praia dos Coqueiros. O comerciante já morou nos Estados Unidos e em São Paulo. Em 1990 conheceu Trancoso. Gostou tanto que começou a pensar em uma maneira de se mudar para o lugar. Em 2005 montou o restaurante na praia e hoje ele se gaba: “Consegui unir o útil ao agradável”.
Durante a alta temporada, Trancoso chega a receber 13 mil pessoas por dia. O argentino não revela quanto consegue faturar em um dia de trabalho, mas garante que encontrou seu “porto seguro” no lugar. “Estou feliz demais aqui.”
NUDISMO
Além de suas incontestáveis belezas naturais, Trancoso é famoso também pela sua praia de nudismo. Os comerciantes da Praia dos Coqueiros garantem que o charme do lugar transforma o vilarejo em um dos mais belos da Bahia. Entretanto, não foi possível à reportagem chegar ao lugar - apesar da curiosidade - por dois motivos: a maré estava alta e impediu a passagem a pé no rio que dá acesso à praia e, ainda assim, mesmo com a travessia de um pequeno trecho de barco, a distância era muito grande para se caminhar e já estava no fim da tarde.
Como estávamos em lotação (eram mais de 200 jovens de ônibus), era preciso acompanhar o grupo no horário combinado de pegar estrada e não foi possível registrar imagens do lugar. Segundo os comerciantes de Trancoso, na praia de nudismo é permitido usar shorts, biquínis, levar máquina fotográfica e, talvez por isso, existem mais observadores que nudistas. Mas há quem se arrisque a ficar como veio ao mundo.
COMO CHEGAR
Geralmente os turistas que vão a Trancoso ficam hospedados na cidade de Porto Seguro. As agências de turismo costumam incluir o passeio no pacote oferecido ao cliente. A viagem até a praia dura, em média, uma hora.
Há inúmeras combinações de pacotes turísticos para o local, um dos mais disputados do País. Neste ano, a Demais Turismo programou nova viagem para a “Semana do Saco Cheio” - de 9 a 18 de outubro, o rodoviário, e de 10 a 17, aéreo. Os preços são R$ 1070 e R$ 1770, respectivamente.
A repórter Renata Modesto, do Comércio da Franca, viajou a Trancoso a convite da Demais Turismo (www.demaisturismo.com.br). Contato: (16) 3724-1231.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.