Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em 1746, na Vila de São José Del Rei (atual Tiradentes - MG), mas foi criado em Vila Rica (atual Ouro Preto). É um dos personagens mais citados da história brasileira por ter liderado a Inconfidência Mineira, movimento ocorrido no fim do século 18 que tentou transformar o Brasil numa república independente de Portugal.
Tiradentes tinha facilidade para se comunicar e alta capacidade de organização, por isso, foi escolhido para liderar os inconfidentes. O movimento, porém, ficou apenas na teoria porque foi descoberto e interrompido pelos oficiais.
Em 1972, os participantes da Inconfidência Mineira foram julgados. Tiradentes foi condenado à forca. No dia 21 de abril do mesmo ano, foi enforcado e partes do seu corpo expostas em postes na estrada entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro para inibir outras ações pela independência. A casa dele foi queimada, os bens confiscados e seus descendentes declarados infames.
O revolucionário trabalhou como tropeiro, minerador e dentista. Naquela época, ficou conhecido pela habilidade com que arrancava e implantava dentes feitos por ele mesmo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.