BAIXA ADESÃO

Campinas alerta para atraso na 2ª dose da vacina contra dengue

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
reforça o combate ao Aedes aegypti em 25 bairros e atualiza balanço da vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes.
reforça o combate ao Aedes aegypti em 25 bairros e atualiza balanço da vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes.

Secretaria de Saúde de Campinas atualizou nesta quinta-feira (9) os números da vacinação contra a dengue e anunciou um reforço nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em 25 bairros da cidade. As informações constam na 40ª edição do Alerta Arboviroses de 2025, documento que monitora os casos e orienta as estratégias de prevenção.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Desde o início da campanha, em 11 de abril de 2024, foram aplicadas 49.277 doses do imunizante em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Deste total, 31.301 receberam a primeira dose e 17.976 completaram o esquema vacinal, o que corresponde a 62,5% das 28.752 pessoas aptas à segunda aplicação. Ainda há 10.776 jovens com a segunda dose em atraso, enquanto 3.451 precisam aguardar o intervalo de três meses para completar a imunização.

O público-alvo total é de 65.265 pessoas nessa faixa etária. A vacinação segue disponível nos centros de saúde de Campinas, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Os endereços e horários podem ser consultados em: vacina.campinas.sp.gov.br.

Reforço nas ações contra o mosquito

As equipes da Vigilância em Saúde intensificaram, nesta semana, as atividades de controle do Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos incluem vistoria em imóveis, eliminação de criadouros, nebulização e orientações à população.

Os 25 bairros com reforço nas ações estão distribuídos por todas as regiões da cidade:

  • Leste: Jardim Novo Flamboyant, Chácara da Barra, Jardim Presidente Venceslau e Guararapes
  • Noroeste: Cidade Satélite Íris 2 e 3, Jardim Rossin, Núcleo Residencial Princesa d’Oeste e Vila Perseu Leite de Barros
  • Norte: Vila Boa Vista, Parque Via Norte, Vila San Martin e Vila Olímpia
  • Sudoeste: Núcleo Habitacional Vida Nova 1, Conjunto Mauro Marcondes e Parque Dom Pedro II
  • Sul: Parque da Figueira, Parque São Martinho, Vila Campos Sales, Parque Oziel e Jardim Monte Cristo
  • Sudeste: Jardim São Fernando, Vila Formosa, Jardim São Vicente e Jardim Antônio von Zuben

A Secretaria reforça a importância de que cada morador mantenha quintais e reservatórios livres de água parada, principal ambiente de reprodução do mosquito.

Comentários

Comentários