CALORÃO & TEMPORAL

Onda de calor antecede tempestade em Campinas; saiba quando

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
O fim de semana será marcado por calor intenso em Campinas, mas uma frente fria chega na segunda-feira (22) trazendo chuva forte e queda de temperatura.
O fim de semana será marcado por calor intenso em Campinas, mas uma frente fria chega na segunda-feira (22) trazendo chuva forte e queda de temperatura.

De acordo com a Climatempo, nesta sexta-feira (19) o dia vai começar com mínima de 15°C e pode chegar aos 33°C durante a tarde, dando início a uma pequena onda de calor que vai se estender pelo fim de semana. O sol predomina, mas a presença de nuvens ao longo do dia abre espaço para pancadas rápidas de chuva à noite. A umidade relativa do ar cai para 31%, aumentando a sensação de tempo seco.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

No sábado (20), o calor será ainda mais forte, com máxima de 34°C e mínima de 20°C. O sol aparece, mas a nebulosidade deve aumentar ao longo do dia, com pequena chance de chuva à tarde e à noite.

O domingo (21) mantém o padrão de temperaturas elevadas, entre 22°C e 34°C, com céu alternando entre sol e nuvens. Não há previsão de chuva.

A combinação de calor intenso e umidade abaixo de 30% reforça o alerta para hidratação constante, uso de protetor solar e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes.

Mudança no clima na segunda-feira


Divulgação/PMC

A segunda-feira (22) marca uma mudança radical no tempo em Campinas e região. A chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo deve quebrar o calor e trazer chuva mais consistente.

O dia começa com sol e nuvens, mas à tarde o tempo fecha e há previsão de pancadas fortes à noite. O volume estimado é de 40 milímetros de chuva, quase 70% do esperado para setembro concentrado em poucas horas, o que aumenta o risco de alagamentos e enchentes.

As temperaturas também caem: mínima de 20°C e máxima de 24°C, bem abaixo dos registros acima de 30°C dos últimos dias. Com a chuva, a umidade relativa do ar sobe para entre 55% e 96%, encerrando o desconforto da estiagem.

Comentários

Comentários