A Polícia Civil de Campinas realizou nesta terça-feira (16) um ato em homenagem ao ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, assassinado a tiros na noite de segunda-feira (15) em Praia Grande, no litoral paulista.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Às 16h, viaturas foram perfiladas em frente às delegacias e à sede da Delegacia Seccional, com sirenes e giroflex ligados em sinal de luto. O delegado José Roberto Fernandes destacou que a homenagem foi uma forma de lembrar a trajetória e a memória do colega morto de forma violenta: “Ato em memória do Delegado de Polícia Ruy Fontes Ferraz, covardemente assassinado na cidade de Praia Grande, na data de ontem.”
O atentado ocorreu por volta das 18h, quando o carro de Fontes foi perseguido por criminosos armados. O veículo bateu em um ônibus e capotou. Em seguida, os autores atiraram mais de 20 vezes com fuzis contra o ex-delegado-geral. Segundo a Polícia Civil, carregadores foram encontrados no local.
Com mais de 40 anos de carreira, Fontes foi pioneiro nas investigações sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e teve papel decisivo no enfrentamento ao crime organizado. Estava aposentado desde 2022 e, desde janeiro de 2023, exercia o cargo de secretário de Administração de Praia Grande.
O delegado aposentado Ruy Ferraz Fontes deixou um legado marcante na Segurança Pública de São Paulo. Pioneiro nas investigações contra o PCC, dedicou 40 anos à Polícia Civil, chegando ao cargo de delegado-geral da instituição. Ontem, foi covardemente assassinado em Praia Grande,…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) September 16, 2025