TRÂNSITO

Campinas registra 4 mil multas em faixas exclusivas de ônibus

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PMC
Avenida das Amoreiras concentra maior parte das autuações feitas pela Emdec entre janeiro e agosto.
Avenida das Amoreiras concentra maior parte das autuações feitas pela Emdec entre janeiro e agosto.

Entre janeiro e agosto deste ano, a Emdec aplicou 4,1 mil multas a motoristas que desrespeitaram as faixas exclusivas de ônibus em Campinas. O balanço mostra que quase 65% das autuações (2,7 mil) foram registradas por câmeras de videomonitoramento, em operação desde o fim de 2024.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A Avenida das Amoreiras lidera o ranking, com 2,5 mil infrações, principalmente nos trechos próximos à Rua Laranjal Paulista e à Avenida Prefeito Faria Lima, que integram o Corredor BRT Ouro Verde. As avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva aparecem na sequência, com 154 registros.

Mesmo com números elevados, houve uma queda de 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado: foram 4.742 infrações em 2024 contra 4.111 em 2025. Em todo o ano passado, o total passou de seis mil multas.

Além das câmeras, a fiscalização é feita em campo por agentes da mobilidade. Segundo o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, a conscientização dos condutores é essencial: “Quando você circula pelas faixas exclusivas, principalmente nos horários de pico, está impactando o trajeto de diversos usuários que dependem dos ônibus para chegar ao destino”.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, circular de forma irregular em faixas exclusivas é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na CNH.

Comentários

Comentários