A Expoflora, em Holambra, e o Jaguariúna Rodeo Festival, que juntos devem atrair até 500 mil visitantes em setembro, prometem movimentar fortemente a economia regional. Estima-se impacto em cerca de 40 setores diferentes, com destaque para bares, restaurantes e hotelaria. Apenas o setor de alimentação fora do lar deve registrar R$ 75 milhões em gastos de turistas e visitantes.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
De acordo com André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas, o consumo médio deve girar em torno de R$ 150 por visitante por dia em refeições e bebidas. “Eventos de grande porte como esses movimentam a economia em um raio de até 150 quilômetros, gerando forte impacto para bares e restaurantes de toda a região”, destaca.
Em Campinas, restaurantes também esperam maior movimento. Mauro Mason, sócio do Restaurante Benedito, afirma que o público busca alternativas fora das cidades-sede. “Mesmo os eventos acontecendo em Holambra e Jaguariúna, muitos turistas procuram opções mais tranquilas para suas refeições nos finais de semana”, diz.

Divulgação/Prefeitura de Jaguariúna
Na hotelaria, o reflexo é igualmente positivo. Eduardo Porto, diretor de Marketing e Vendas da Rede Vitória Hotéis, explica que a demanda ultrapassa a capacidade de Holambra e Jaguariúna, absorvendo reservas em Campinas e Paulínia. Já Douglas Marcondes, do Convention & Visitors Bureau, lembra que a Expoflora movimenta reservas em um raio de até 180 km e que cerca de um terço dos visitantes prolonga a estadia para conhecer cidades turísticas como Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia e Socorro, além do turismo gastronômico regional.
Expoflora & Rodeio
A 42ª edição da Expoflora será realizada em Holambra de 29 de agosto a 28 de setembro de 2025, sempre às sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h.
O Jaguariúna Rodeo Festival acontece nos dias 19, 20, 26 e 27 de setembro.