O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tem agenda em Campinas nesta sexta-feira (22), para acompanhar marcos em duas importantes obras do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A primeira parada do ministro será no Jardim Flamboyant, para o lançamento da pedra fundamental do futuro Centro de Saúde Boa Esperança (Flávio de Sá). Em seguida, Padilha segue para o Parque Itália, onde fará a entrega oficial das obras do novo Centro de Referência de Assistência Integral da Mulher (CRAIM), localizado ao lado do Hospital Mário Gatti.
O CRAIM representa um avanço significativo para a saúde pública campineira. Com um investimento total de R$ 6,58 milhões, a unidade recebeu R$ 5,47 milhões em recursos federais do Ministério da Saúde. O espaço terá uma área construída de 2.010 m² e contará com uma equipe multiprofissional de 50 funcionários, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
A prefeitura estima que, em pleno funcionamento, o centro realize até 250 atendimentos diários entre consultas e exames. O foco será em procedimentos de média complexidade que não exigem anestesia geral, como mastologia, patologia cervical, pré-natal de alto risco e planejamento familiar.
De acordo com a gestão do prefeito Dário Saadi (Republicanos), a expectativa é que o novo CRAIM absorva cerca de 80% da demanda atual por esses serviços na cidade, descentralizando e agilizando o atendimento à mulher na rede pública.