A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anunciou nesta sexta-feira (8) a aquisição de uma área de 44 mil m² para expandir a moradia estudantil, localizada na avenida Santa Isabel, em Barão Geraldo.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A medida é um reforço nas políticas de permanência na universidade, já que a moradia abriga estudantes de todo o Brasil que se mudam para Campinas para estudar na universidade.
Segundo a instituição, esta é a maior expansão do programa de moradia desde 1980, ano em que foi implementada. A expansão vai mais que dobrar o número de vagas no lugar.
Hoje, a moradia acolhe cerca de mil estudantes, que vivem em pequenos apartamentos. Somente no novo terreno, que tem 44 mil m², estima-se uma capacidade de acolhimento para 1,4 mil estudantes.
De acordo com o assessor docente da Reitoria Roberto Donato – que conduziu as negociações e acompanhou o processo de aquisição –, metade do terreno será reservada para a construção das residências, e a outra metade deverá receber equipamentos de apoio administrativo, atividades esportivas e culturais e desenvolvimento de atividades de extensão universitária. O valor investido na compra do terreno foi de R$ 20 milhões.
“A área construída existente e o terreno disponível vão possibilitar múltiplos usos administrativos, educacionais e comunitários, todos eles alinhados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade e à missão de democratização do acesso e permanência de estudantes”, explicou Donato.