SAÚDE PÚBLICA

Campinas tem 9 mil atrasos na 2ª dose da vacina da dengue

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
Prefeitura também reforçou ações contra o Aedes aegypti em 26 bairros, com novo alerta de arboviroses divulgado nesta quinta-feira (7).
Prefeitura também reforçou ações contra o Aedes aegypti em 26 bairros, com novo alerta de arboviroses divulgado nesta quinta-feira (7).

A Secretaria de Saúde de Campinas atualizou os dados da vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e emitiu novo alerta com reforço nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em 26 bairros da cidade. O balanço, divulgado nesta quinta-feira (7), revela que mais de 9 mil pessoas desse público ainda não tomaram a segunda dose da vacina, necessária para completar a proteção.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Desde o início da campanha, em 11 de abril, foram aplicadas 45.992 doses, sendo 29.806 referentes à primeira aplicação e 16.186 à segunda — o que corresponde a 64% das 25.326 pessoas já aptas a completar o esquema vacinal. Ainda há 4.480 crianças e adolescentes que aguardam o intervalo mínimo de três meses para receber a segunda dose, mas 9.140 estão com a vacinação em atraso, o equivalente a 36% do público apto.

A estimativa da Secretaria de Saúde é imunizar 65.265 pessoas nessa faixa etária. A vacinação segue disponível nos centros de saúde sem necessidade de agendamento. Basta apresentar documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Os endereços e horários das unidades podem ser consultados no site vacina.campinas.sp.gov.br.


REFORÇO CONTRA O MOSQUITO

Paralelamente ao esforço vacinal, a pasta publicou a 31ª edição do Alerta Arboviroses de 2025, com a lista atualizada de 26 bairros que receberão ações intensificadas contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As regiões selecionadas são monitoradas semanalmente e escolhidas com base em critérios técnicos, como número de casos confirmados, adensamento populacional, presença de imóveis de difícil acesso e histórico de reincidência.

Bairros com reforço no combate ao Aedes aegypti:

  • Leste: Jardim Conceição, Vila 31 de Março, Vila Lafayette Álvaro, Parque Brasília
  • Noroeste: Jardim Campos Elíseos, Vila Perseu Leite de Barros, Jardim Roseira, Parque da Fazenda, Parque Tropical, Nova Morada
  • Norte: Jardim São Marcos, CDHU Edivaldo Orsi, Jardim Mirassol
  • Sudoeste: Eldorado dos Carajás, Jardim Santo Antônio, Parque Vista Alegre, Jardim Santos Dumont 2, Vida Nova
  • Sul: Jardim São José, Santa Cruz, Jardim das Bandeiras, Jardim do Lago Continuação, Jardim São João, Campo Belo 1
  • Sudeste: Vila Industrial, São Bernardo

A prefeitura reforça que todas as medidas voltadas ao controle da dengue são igualmente eficazes contra as demais arboviroses e pede o apoio da população para manter quintais limpos, eliminar criadouros e colaborar com os agentes durante as vistorias.

Comentários

Comentários