A Prefeitura de Valinhos começou a testar veículos 100% elétricos para uso em diferentes serviços públicos, com foco na redução de custos operacionais e emissões de poluentes. Os testes envolvem quatro veículos de fabricantes distintas, incluindo um micro-ônibus para o transporte coletivo.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Três modelos da JAC Motors já circulam na cidade: uma picape usada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, um SUV para o patrulhamento da Guarda Civil Municipal e um veículo leve para atividades administrativas. Todos foram cedidos por comodato, sem custos para o município, por um período inicial de 30 dias, com possibilidade de prorrogação.
Já o micro-ônibus elétrico da Ankai, cedido à SOU Valinhos, entrou em operação nesta sexta-feira (25), em duas linhas especiais que simulam rotas com passageiros para avaliação de desempenho. Aos domingos, ele também será testado em linhas regulares.
Além de contribuir com a melhoria da qualidade do ar e a redução da poluição sonora, os veículos elétricos têm custo por quilômetro até seis vezes menor do que os modelos a combustão. A Secretaria de Mobilidade Urbana também analisa experiências de outras cidades para embasar uma possível adoção definitiva da frota elétrica.
O micro-ônibus em teste tem capacidade para 32 passageiros, sendo dez sentados, acessibilidade para cadeirantes e sistema de som para comunicação entre motorista e passageiros.