A Avenida Lix da Cunha, uma das principais artérias viárias de Campinas, está com o asfalto novo. A Prefeitura concluiu nesta semana a recuperação completa de sete quilômetros da via nos dois sentidos, beneficiando motoristas que circulam diariamente entre a região central, bairros como o Jardim Eulina e as rodovias Anhanguera (SP-330) e Campinas-Monte Mor (SP-101).
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A obra priorizou os trechos mais danificados e as faixas exclusivas de ônibus, onde o desgaste do pavimento era mais crítico. O serviço começou com a retirada da camada antiga (fresagem), seguida da aplicação e compactação de nova massa asfáltica. Mais de 5 mil toneladas de asfalto foram usadas para cobrir toda a extensão da avenida recapeada.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, o investimento foi superior a R$ 4,5 milhões. “É um procedimento importante porque protege o pavimento e faz com que a vida útil do asfalto seja maior”, explicou.
O secretário também destacou as principais causas da deterioração: o fim da vida útil do material, a exposição constante ao sol e à chuva, e o tráfego intenso de veículos pesados.