O Trem Intercidades (TIC), projeto ferroviário que irá ligar São Paulo a Campinas com parada em Jundiaí, deve transportar cerca de 15 mil pessoas por dia apenas na estação jundiaiense, a partir de 2031, segundo a TIC Trens. Atualmente, o TIC, assim como o Trem Intermetropolitano (TIM), está em fase de elaboração do projeto básico, com conclusão prevista para este ano e início das obras no primeiro semestre do ano que vem.
Estudos preliminares apontavam que Jundiaí deveria realizar cerca de 17 intervenções na cidade para receber o serviço, sendo grande parte delas no entorno da ferrovia. O Jornal de Jundiaí entrou em contato com a Prefeitura para confirmar em quais pontos deverão ser feitas essas intervenções, se alguma já foi executada e os investimentos para essas realizações, mas a Prefeitura não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição.
Em março deste ano, membros do Executivo receberam uma equipe da TIC Trens para alinhamentos no projeto. À época, o prefeito Gustavo Martinelli reforçou a importância do TIC para a mobilidade regional e o impacto positivo que o projeto trará para a cidade. “Jundiaí está de portas abertas para esse avanço na infraestrutura ferroviária. O Trem Intercidades será um marco para o transporte e desenvolvimento econômico, proporcionando mais qualidade de vida para nossa população e fortalecendo a conexão entre os municípios.”
O TIC Eixo Norte oferecerá um serviço expresso entre o Terminal Barra Funda, em São Paulo, e Campinas, com parada estratégica em Jundiaí, para até 860 passageiros por viagem. A velocidade do veículo ferroviário pode chegar a 140 km/h. O TIM, por sua vez, fará a ligação entre Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. A operação está prevista para iniciar em 2029. O preço das passagens será limitado a R$ 0,64/km e R$ 0,32/km, respectivamente.
Com investimento estimado em R$ 14,2 bilhões, o projeto deve beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, além de gerar mais de 10 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.
A assinatura do contrato de concessão aconteceu em maio, em evento realizado em Campinas. “A assinatura deste contrato deixa um legado para o Estado. São Paulo cresceu às margens dos trilhos e demos um grande passo para retomar o uso desse importante modal para passageiros. Com o crescimento das regiões, precisávamos de outra solução além das rodovias e demos mais um passo para isso”, disse o governador Tarcísio de Freitas, durante a cerimônia.
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Daniel Barbosa 27/07/2025Tem alguém acreditando nessa promessa de campanha?