CULTURA EM CAMPINAS

Dário entrega Centro de Convivência e descarta concessão

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Flávio Paradella
Após quase 14 anos fechado, Centro de Convivência é entregue com promessa de retomada plena só em 2026.
Após quase 14 anos fechado, Centro de Convivência é entregue com promessa de retomada plena só em 2026.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, descartou a concessão à iniciativa privada e confirmou que a Secretaria de Cultura será a responsável pela gestão do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, entregue oficialmente nesta quinta-feira (10) após mais de uma década fechado. A obra, com investimento total de R$ 62,4 milhões, marca o início da reocupação gradual do espaço.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Durante a coletiva de imprensa, Dário afirmou que a ocupação do complexo será coordenada diretamente pelo município. A Secretaria de Cultura e Turismo assume a manutenção e a programação artística do equipamento, considerado um dos mais importantes da cidade.

“Não há a concessão do espaço como um todo. Nós teremos algumas licitações para ajudar na operação do teatro, que era necessária a entrega da obra para iniciar. Mas a secretaria (cultura) é que vai fazer a gestão e que já coloca esse teatro no roteiro de grandes espetáculos nacionais”, afirmou o prefeito.

Apesar da entrega física da obra, o teatro interno ainda não voltará ao uso pleno. A Prefeitura informou que apresentações culturais em fase de teste devem ocorrer apenas entre outubro e novembro. Um cronograma oficial com atividades regulares e uso total do complexo só está previsto para 2026.

“A gente está em fase de treinamento dos nossos servidores, com vários contratos saindo de câmeras e todos os equipamentos, assim como mobiliário e a própria equipe que vai trabalhar sendo transferida para cá. Então, sãp três meses que a gente precisa para deixar a casa em ordem e são muito importantes”, ressaltou a Secretaria de Cultura, Alexandra Caprioli.

A obra foi entregue pela Secretaria de Infraestrutura e, a partir de agora, passa à gestão da Cultura, que irá organizar licitações para serviços operacionais e aquisição de equipamentos. Estão previstos contratos para segurança, sistema de bilheteria, mobiliário, café e vigilância eletrônica. Um chamamento público também foi aberto para doações de eletroeletrônicos, móveis e lustres, com prazo até 30 de agosto.

O novo teatro foi modernizado com cenotecnia motorizada, concha acústica, sistemas de tradução simultânea e audiodescrição, acessibilidade total e impermeabilização da área externa. A parte interna do Centro de Convivência foi corroída pelas infiltrações de água com o passar do tempo e foi justamente encontrar uma solução o maior desafio, de acordo com o secretário de infraestrutura Carlos José Barreiro. “A principal dificuldade foi encontrar a melhor solução técnica para essa impermeabilização. Nós ficamos alguns meses pesquisando. Asegunda foi essa parte eletrônica. Como nós fazemos licitação pública e é menor preço, é preciso ter a certeza de que a empresa que ganhasse teria condições, dentro da licitação, de escolher os equipamentos de melhor tecnologia disponíveis no mercado”, disse.

O cercamento com gradis de dois metros, aprovado por órgãos de preservação, também foi concluído e causou controvérsia. A estrutura externa funcionará diariamente, das 8h às 19h.

O Teatro de Arena Teresa Aguiar, localizado na parte externa do Centro de Convivência, está liberado. O espaço receberá no próximo sábado (12), às 18h, um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica de Campinas, com repertório de musicais como Cats, Evita, Frozen e Wicked. A apresentação terá transmissão em telão e os portões serão abertos às 15h.

Comentários

Comentários