EMPREGO

Bares e restaurantes da RMC ampliam contratações

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Flávio Paradella
Alimentação cria 210 vagas em maio e acumula 681 empregos em 2025 na RMC.
Alimentação cria 210 vagas em maio e acumula 681 empregos em 2025 na RMC.

O setor de bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou saldo positivo de 210 vagas formais em maio, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

O resultado é fruto de 3.486 admissões contra 3.276 demissões em estabelecimentos ligados ao grupo de Alimentação. O desempenho é significativamente melhor do que o de abril, quando o setor havia criado 41 postos. No acumulado do ano, já são 681 empregos gerados, mais que o dobro do volume registrado entre janeiro e maio de 2024 (323 vagas).

Campinas foi a cidade com maior saldo no mês, com 261 postos criados. Também encerraram o mês no azul: Indaiatuba (+23), Cosmópolis, Holambra e Monte Mor (com 13 vagas cada). Por outro lado, Sumaré apresentou o pior desempenho do grupo, com saldo negativo de 79 vagas. Americana (-24), Nova Odessa (-16), Vinhedo (-10), Itatiba e Pedreira (-7) também fecharam com mais demissões do que contratações.

Para André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas, os dados refletem a retomada do setor. “Essa variação mostra a força e a importância do setor de alimentação para o mercado de trabalho”, afirmou.

Ele destaca que o bom resultado é sustentado por um ciclo positivo. “Dos cinco primeiros meses de 2025, em quatro os bares e restaurantes contrataram mais do que demitiram. O saldo anual reforça a resiliência do setor, mesmo com as dificuldades para honrar compromissos financeiros”, disse.

Segundo Mandetta, o crescimento também é impulsionado por novos investimentos na abertura de empreendimentos gastronômicos, que ajudam a consolidar a região de Campinas como um dos principais polos gastronômicos do Estado de São Paulo.

Comentários

Comentários