A floração dos ipês já pode ser vista em diversos pontos de Campinas, marcando o início da temporada que se estende de junho até novembro. As primeiras espécies a florescer são os ipês-roxos e rosas, com flores que permanecem por cerca de 15 dias e chamam atenção nas calçadas, canteiros, jardins e parques da cidade.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, Campinas abriga cinco espécies de ipê: roxo, rosa, amarelo, branco e verde. Além dos exemplares já plantados, cerca de 15 mil mudas são cultivadas no Viveiro Municipal Otávio Tisseli Filho, no Parque Xangrilá, e utilizadas em projetos de arborização urbana, revitalização de áreas públicas e implantação de microflorestas.
Divulgação/PMC
Paulella explica que os ipês são espécies nativas, com grande valor paisagístico e adaptadas ao meio urbano. Uma das curiosidades sobre a planta está nas "sementes aladas", que possuem estrutura semelhante a asas e se espalham pelo vento, germinando em diferentes locais da cidade.
Durante o florescimento, a maioria das espécies perde todas as folhas — característica chamada de caducifolia — o que intensifica o destaque das flores. O ipê-roxo e o ipê-rosa atingem entre 10 e 20 metros de altura, com troncos de até 80 centímetros de diâmetro. Já o ipê-branco, que floresce entre setembro e novembro, exibe flores por apenas dois a três dias.
Confira o período de floração das espécies:
- Ipê-roxo e ipê-rosa: junho a setembro, com florada de cerca de 15 dias
- Ipê-amarelo e ipê-verde: setembro a outubro, flores por até 6 dias
- Ipê-branco: setembro a novembro, flores por 2 a 3 dias

Divulgação/PMC
Quem quiser plantar ipês em casa pode solicitar até seis mudas gratuitamente no Viveiro Municipal, localizado na Rua Argeu Pires Neto, s/n, no Parque Xangrilá. O telefone para informações é (19) 3257-1474.