
Um ônibus foi completamente destruído por um incêndio na manhã desta quinta-feira (19) no Terminal Campo Grande, na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas. O veículo da empresa Itajaí estava parado, sem passageiros, e estava fora de operação no sistema de transporte coletivo.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Segundo informações iniciais, as chamas começaram na parte dianteira do ônibus, por volta das 8h30. O fiscal do terminal ainda tentou conter o fogo, mas sem sucesso. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente, iniciando o combate ao incêndio.
O ônibus, que já havia rodado mais cedo, estava estacionado. Não houve feridos. A estrutura do terminal não foi gravemente afetada, mas uma área da zona de desembarque teve vidros trincados e chamuscados.
A Polícia Militar também esteve no local e acionou a perícia, que irá investigar as causas do incêndio. A suspeita preliminar é de que uma pane elétrica no motor tenha provocado o fogo, mas a confirmação depende da análise pericial.
Nota da Emdec
"Incêndio em Veículo registrado por volta de 8h30. Terminal Campo Grande, na Av. John Boyd Dunlop. Ônibus da empresa Itajaí, prefixo 2963. O ônibus estava fora de operação, em parada operacional (intervalos entre um lote de viagens e outro). As chamas foram controladas pelos Bombeiros por volta de 9h. Em função do calor, houve danos aos vidros da estação, que é desembarque apenas. Ela foi foi fechada pelo policiamento para perícia. O desembarque está sendo feito pela plataforma de embarque, na outra extremidade. De acordo com a perícia, o ônibus entrou em combustão instantânea. A Emdec vai acompanhar, junto a empresa operadora, as causas da ocorrência".
Segundo caso na semana
Um ônibus articulado da linha BRT25 pegou fogo na tarde desta terça-feira (17) na Rodovia Anhanguera, na altura do km 97, sentido interior, em Campinas. O veículo seguia vazio para a garagem da empresa, localizada na Vila Boa Vista, quando o incêndio começou.
De acordo com o motorista, o princípio de incêndio no motor não foi percebido de imediato. Ele contou que só percebeu o problema após ser alertado por outros motoristas na rodovia. Ao encostar no acostamento, conseguiu sair a tempo, antes de explosões tomarem conta do ônibus.
O Corpo de Bombeiros enviou duas viaturas e levou cerca de duas horas para conter totalmente as chamas e liberar a via. Segundo os bombeiros, cerca de 200 litros de óleo diesel foram consumidos pelo fogo, o que pode ter provocado as explosões ou agravado a propagação das chamas.
A empresa responsável pelo transporte esteve no local, mas a causa do incêndio ainda não foi oficialmente confirmada. As primeiras informações apontam para uma possível pane elétrica ou mecânica. O veículo foi totalmente destruído e uma fila de carros se formou na pista marginal durante a ocorrência.