COBERTOR CURTO

Campinas transfere pediatras de UPA para reforçar Mário Gattinho

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PMC
Decisão vale a partir de 24 de junho e busca enfrentar pico de doenças respiratórias.
Decisão vale a partir de 24 de junho e busca enfrentar pico de doenças respiratórias.

A Prefeitura de Campinas vai transferir temporariamente os 13 pediatras da UPA Carlos Lourenço para a Unidade Pediátrica Mário Gattinho a partir de 24 de junho, como estratégia para reforçar o atendimento infantil durante o período de maior circulação de doenças respiratórias.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A medida faz parte da mobilização da Rede Mário Gatti para enfrentar a sazonalidade dessas doenças, que costuma ocorrer entre abril e agosto, aumentando significativamente a procura por atendimento médico de crianças com sintomas respiratórios.

A administração municipal garante que não haverá prejuízo no atendimento aos moradores do Distrito Sul, uma vez que a UPA São José continuará atendendo normalmente os casos pediátricos. Já a UPA Carlos Lourenço, que registra menor procura infantil — cerca de 60 casos por dia —, manterá os atendimentos de emergência com clínicos gerais, que poderão acionar o Samu, se necessário.

O redirecionamento é provisório e será mantido enquanto durar a alta demanda por doenças respiratórias. Os pacientes que chegarem à UPA Carlos Lourenço a partir das 7h do dia 24 de junho serão encaminhados para o Mário Gattinho.

Além da mudança, o município anunciou a ampliação de 19 leitos de UTI pediátrica no SUS Municipal: seis no próprio Mário Gattinho, quatro no Hospital da PUC, cinco no Ouro Verde e outros quatro (sendo dois de UTI) na Irmandade de Misericórdia.

A rede também abriu um processo seletivo emergencial para contratar 12 novos pediatras, mas até agora apenas um foi admitido. Atualmente, o Mário Gattinho conta com 30 pediatras, dos quais quatro estão em licença prolongada e há afastamentos médicos semanais de curta duração. Uma nova contratação está em andamento para recompor a equipe da UPA Carlos Lourenço futuramente.

Comentários

Comentários