Campinas oficializou um acordo com a empresa YI FAN Global Limited, da China, para a criação do Pharma Park – Parque de Inovação Farmacêutica da América Latina. A assinatura da Carta de Intenções de Cooperação representa o primeiro passo para consolidar o município como um polo de referência nacional em biotecnologia, saúde e inovação industrial sustentável.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O projeto integra o conceito “HITS” (Hub Integrado de Tecnologia e Sustentabilidade), modelo de urbanismo tecnológico que une pesquisa científica, moradia, indústria, comércio e lazer em um mesmo território. A proposta é implantar o parque na região do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), área estratégica onde já estão instalados a Unicamp, o Sirius e o futuro Laboratório de Biossegurança Orion.
Com previsão de abrigar até 50 empresas do setor farmacêutico e de biotecnologia, o Farmpark Brasil-China pode gerar 3 mil empregos diretos na primeira fase, com expansão estimada para 10 mil vagas. A iniciativa conta com apoio da Fundação Fórum Campinas Inovadora, Unicamp, PUC-Campinas e do Parque Tecnológico de Campinas.
“O que estamos assinando hoje é mais que um documento. É o início de um processo institucional e político que pode transformar Campinas em um centro de referência mundial na área da saúde e inovação”, declarou o prefeito Dário Saadi.
Também presente no evento, o diretor do Ministério do Empreendedorismo, da Micro e Pequena Empresa, Marcelo Strama, reforçou o papel estratégico de Campinas: “A cidade é hoje uma das principais portas de entrada para investimentos internacionais no Brasil”.