INOVAÇÃO

Campinas entre líderes nacionais em patentes e softwares

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
CPQD, Unicamp e Instituto Eldorado colocam a região no topo dos rankings do INPI; pedidos de registro cresceram 10,3% no país.
CPQD, Unicamp e Instituto Eldorado colocam a região no topo dos rankings do INPI; pedidos de registro cresceram 10,3% no país.

O número de pedidos de proteção de marcas e invenções cresceu 10,3% no Brasil em 2024, com 444.037 solicitações registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Embora os grandes volumes ainda sejam concentrados entre multinacionais, universidades e centros de pesquisa, micro, pequenas e médias empresas também têm ampliado o cuidado com a proteção de suas criações.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A região de Campinas aparece com força no ranking nacional de registros de patentes e softwares, reforçando seu papel como polo estratégico de ciência, tecnologia e inovação. No levantamento dos Depositantes Residentes de Programas de Computador, o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) lidera o ranking nacional com 103 registros. A Unicamp figura na 23ª posição, com 31 pedidos, e o Instituto de Pesquisas Eldorado aparece na 36ª, com 26 registros.

Já no ranking de patentes de invenção, a Unicamp ocupa o 6º lugar nacional, com 68 pedidos. A Bosch aparece em 19º, com 37 depósitos, e a Samsung, com 25 registros, está na 30ª colocação.

De acordo com Marcelo Brandão, diretor da Vilage Marcas e Patentes Regional Campinas, a busca por proteção intelectual não é mais exclusividade de grandes corporações. “Vemos uma crescente conscientização entre pequenas empresas, que passaram a proteger suas marcas e invenções como forma de resguardar seus investimentos e estratégias de negócio”, afirma.

Segundo Brandão, Campinas registrou 56 depósitos de patentes em 2024, e uma parte expressiva deles foi protocolada com apoio da Vilage. Os dados reforçam a consolidação da cidade como referência nacional em inovação.

No cenário internacional, os Estados Unidos lideram o número de pedidos de patentes no Brasil, com 7 mil solicitações — o equivalente a 28% do total de 25 mil patentes de invenção depositadas no país em 2024. O Brasil aparece em seguida (23%), seguido por China (8%), Alemanha (6%) e Suíça (4%).

O INPI classifica os pedidos em dois tipos: patente de invenção, para criações inéditas, e modelo de utilidade, que se refere a aprimoramentos técnicos de soluções já existentes.

Comentários

Comentários