A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas amplia, a partir desta terça-feira (20), a vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e do governo do Estado de São Paulo, com objetivo de intensificar a proteção contra formas graves da doença, principalmente durante o período de sazonalidade de vírus respiratórios.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A vacina está disponível em todos os Centros de Saúde (CSs) da cidade e pode ser tomada sem necessidade de agendamento. Basta comparecer com documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Os horários de atendimento das salas de vacina podem ser consultados no site vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe.
Neste ano, o imunizante protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A aplicação pode ocorrer junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. “A vacina é extremamente importante para proteção das pessoas, principalmente para grupos prioritários”, destacou Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.
Desde o início da campanha, em 8 de abril, foram aplicadas 142.660 doses na cidade. Deste total, 83.663 foram destinadas a idosos, 14.790 a crianças de 6 meses a 5 anos e 2.677 a gestantes. A meta da Saúde é vacinar 90% de cada grupo prioritário previsto no calendário.
Em crianças que recebem a vacina contra a gripe pela primeira vez, são necessárias duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Além da vacinação, a Prefeitura reforça a importância de hábitos de prevenção, como lavar as mãos frequentemente, manter os ambientes arejados, adotar etiqueta respiratória e, em caso de sintomas gripais, usar máscaras para evitar contaminações.