IGREJA CATÓLICA

Santuário Nacional de Aparecida inaugura nova fachada leste

Por Da redação | Aparecida
| Tempo de leitura: 3 min
Thiago Leon/Santuário Nacional
Fachada Leste da Basílica
Fachada Leste da Basílica

O Santuário Nacional de Aparecida se prepara para a entrega da fachada Leste, que retrata as cenas do livro de Gênesis, com a criação do mundo, e será entregue neste sábado (17).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O projeto Jornada Bíblica, que teve início em 2019, chega a mais uma etapa concluída, após as entregas das fachadas Norte e Sul. Os revestimentos com mosaicos representam os principais acontecimentos da nossa fé, criando um espaço único de espiritualidade e aprendizado.

A entrega da faixa leste vai ocorrer neste sábado (17), com uma missa, às 18h, seguida do evento festivo, às 19h30. Haverá uma cerimônia, com o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, dando a bênção para a fachada, o local será iluminado e haverá também apresentações de atores e atrizes com coreografias e música, para contar a história por trás das passagens bíblicas desenhadas na fachada.

A estrutura contará com telões e cadeiras próximas ao palco das apresentações, para o público poder acompanhar. As obras da fachada Leste tiveram início em maio do ano passado.

“A expectativa está alta. Porque se aproxima, e é ao vivo, a dinâmica é diferente, então, temos que fazer tudo dar certo nestes 90 minutos de produção. A gente começou a produzir em novembro, quando começamos a pensar e planejar como seria esse roteiro, quais coisas aconteceriam aqui, e quais eventos da própria fachada nós traríamos para esse momento”, disse Rômulo Barros, coordenador de Comunicação da Família de Devotos.

“Nós vamos começar pela criação do mundo, terão seis padres que vão proclamar este momento de criação do mundo, e ao mesmo tempo, a gente vai iluminando a fachada com a iluminação artística, nesse primeiro bloco. Dentro do primeiro bloco teremos, também, dom Orlando Brandes dando a bênção na fachada”, afirmou o coordenador de Comunicação.

As apresentações seguem com mais dois blocos, com destaque para contexto do dilúvio com Noé e sua família a salvação da criação e encerrando com Abraão. O terceiro bloco seguirá, ainda, com história de Abraão e logo após, serão os momentos finais com discursos dos religiosos e agradecimentos.

O ponto alto da noite, já no final, será a iluminação da fachada, que foi toda preparada para que depois fique acesa todos os dias. “Esse é o momento, em que a gente, de certa forma, diz para os devotos ‘estamos entregando para vocês essa nova fachada, essa terceira fachada’”, disse Rômulo.

A entrega ainda contará com apresentações de atores e atrizes com coreografias, com cenas simultâneas, nos momentos em que serão proclamados os dias da criação, com imagens vivas no centro do palco. Além das apresentações, canções originais serão cantadas pela apresentadora da TV Aparecida e cantora Mariangela Zan.

Fachadas.

Fachada Norte, a primeira a ser entregue aos devotos, tem como tema principal o livro do Êxodo e também são encontradas algumas passagens do livro do Gênesis e do Novo Testamento. Os quase 4 mil metros quadrados de mosaicos foram concebidos e executados por 27 mosaicistas de diversas nacionalidades, ligados ao Centro Aletti, de Roma, Itália. As pedras que os compõem são provenientes de países, como, o Brasil, a França, a Grécia e o Afeganistão;

Fachada Sul, que foi a segunda das quatro fachadas, possui mosaicos anunciando o mistério de Cristo, em sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição. A fachada Sul apresenta a vida de Cristo e seu prolongamento na vida da Igreja. Ela se apresenta como um grande baú da Tradição, da Escritura e do Magistério;

Já para este dia 17, a Fachada Leste, a terceira fachada do Basílica de Aparecida, é dedicada ao Mistério da Criação do céu, da terra e de tudo o que existe, seguindo a Jornada Bíblica. O conhecimento da Criação para os cristãos é uma experiência, não uma teoria;

Na Fachada Oeste, a quarta e última fachada, que segue com obras em andamento, veremos o definitivo fecho de seu sonho, tão divino e tão grande que não podia ser plenamente realizado na terra. Supera infinitamente o que de melhor a terra e a História podem ofertar.

Comentários

Comentários