KIMBALA

Tá Preta, festa que ressalta a cultura negra em Bauru, chega à 5ª

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Evento afro-brasileiro acontece neste domingo (4) em Bauru
Evento afro-brasileiro acontece neste domingo (4) em Bauru

Realizando festas com foco no público negro bauruense, o coletivo KIMBALA é referência na produção de eventos na cidade. Em maio de 2025, o grupo realiza a sua 5ª edição da festa Tá Preta, que reúne diversos ritmos musicais de origem afro-brasileira.

Criado em 2023 e administrado por um time de pessoas negras, o KIMBALA surgiu com o objetivo criar espaços que fortalecessem a identidade negra dentro de Bauru. A festa Tá Preta, que faz parte do catálogo de eventos promovidos pelo coletivo, acontecerá no Divo's Bar, neste domingo (18).

"Se a coisa 'tá' boa, é porque a coisa 'tá' preta. Isso já resume o que a gente quer dizer com o nome", declara Cauã Augusto de Oliveira. Segundo o gestor e líder de equipe, o nome veio para subverter a ideia do preto como algo negativo, visando ressignificar o termo em um projeto que coloca qualidade em todos os detalhes.

Os gêneros musicais centrais da Tá Preta são o pagode e o funk, dois ritmos ancestrais. "Reunimos o pagode, que surgiu do samba e foi criado dentro dos terreiros até ser difundido de uma maneira mais comercial, e o funk, influenciado por ritmos afro-brasileiros e por religiões de matriz africana", explica Cauã. Além deles, ritmos mais contemporâneos, como o afrobeat, o house e o hip hop, tocarão na festa.

Ingressos para o Tá Preta e mais informações estão disponíveis no Instagram do coletivo (@kimbala.baile).

Serviço
A festa Tá Preta acontece neste domingo (4), a partir das 16 horas no Divo's Bar. Localizado na Avenida Nações Unidas, 29-40, Jardim Panorama, Bauru. Os ingressos antecipados no @kimbala.baile ou na portaria do evento (sujeito a lotação).

Sobre o KIMBALA:

Criado em 2023, o KIMBALA nasceu da vontade de suprir a ausência de eventos culturais para pessoas negras e periféricas em Bauru. Porque acreditamos que a cultura deve ser assegurada todos, a missão do grupo é trazer lazer e entretenimento para quem é, por muitas vezes, afastado desses direitos. O KIMBALA é constituído por pessoas negras, que trabalham com artistas e referências negras, gerando, por fim, eventos para todo mundo.

Comentários

Comentários