Dois empresários de Americana foram presos na terça-feira (13), acusados de integrar uma rede de fornecimento de armas ao Comando Vermelho, maior facção criminosa do Rio de Janeiro.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A Operação Contenção foi deflagrada pelo Ministério Público e Polícia Civil do Rio de Janeiro, com o cumprimento de 22 mandados de prisão e 99 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rondônia.
Entre os presos está Eduardo Bazzana, de 68 anos, proprietário de uma loja de armas e presidente do Clube Americanense de Tiro. Ele foi detido em casa, onde os policiais encontraram mensagens e comprovantes de pagamentos ligados a traficantes da facção. Também foram realizadas buscas na sede do clube, em sua loja e em outro imóvel do mesmo condomínio.
O segundo detido, Jonathan Ianovich, foi preso em São Paulo, mas possui residência registrada em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca. Ambos são apontados como peças-chave no esquema de venda de armamentos para o crime organizado.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos acusados. Este conteúdo será atualizado caso haja posicionamento oficial.