PONTIFICADO MARCANTE

Região de Araçatuba lamenta com fé e emoção a partida do Papa

Por Guilherme Renan | Especial para a Folha da Região
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação
Foto de Dom Sergio Krzywy com o Papa Francisco, na visita Ad Limina, no Vaticano, em 2022
Foto de Dom Sergio Krzywy com o Papa Francisco, na visita Ad Limina, no Vaticano, em 2022

A manhã desta segunda-feira, 21, feriado de Tiradentes, amanheceu com um sentimento de luto e reverência para milhões de católicos ao redor do mundo. O Vaticano confirmou a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, ocorrido na Casa Santa Marta, residência oficial do pontífice. Desde as primeiras horas do dia, a notícia se espalhou pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, provocando intensa comoção, e não foi diferente entre os fiéis da região de Araçatuba, que se manifestaram em orações, homenagens e mensagens de gratidão.
Na região, a liderança da Igreja Católica prestou tributo ao Papa. O bispo diocesano de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy emitiu nota oficial manifestando pesar e reconhecimento pelo legado deixado por Francisco.

“Em comunhão com toda a Igreja, lamentamos profundamente o falecimento do nosso querido Papa Francisco. Gravadas ficam em nossa memória seu sereno semblante, sua descontraída aproximação a todas as pessoas, seu franco e aberto sorriso. Louvamos a Deus pelo fecundo e extenso ministério pastoral realizado ao longo de seu pontificado. Confiantes, rogamos ao Eterno Deus que o acolha em sua morada onde possa partilhar, feliz e por toda a eternidade, do banquete preparado para os benditos filhos do Pai!”, declarou Dom Sérgio.

Outros sacerdotes também manifestaram sua emoção e respeito.
“O Papa Francisco nos convidou neste ano a sermos peregrinos da esperança. Jesus é a nossa esperança, o motivo da nossa fé. Agradecemos a Deus pelo testemunho dele como pastor da Igreja Católica. Que vivamos essa esperança até o dia em que nos encontrarmos na eternidade e na paz prometida por Jesus", disse o padre Sidney Mendonça, vigário paroquial da Paróquia São Brás, de Birigui.

“O Papa Francisco foi um grande líder religioso, acolhedor, humano e sensível às causas dos pobres. Mesmo diante da fragilidade da saúde nos últimos dias, permaneceu firme em sua missão. Deixa um legado de humildade e serviço à Igreja. Que Deus o receba entre os eleitos e que ele agora interceda por nós junto de Cristo”, desejou o padre Lauro Lopes da Silva, vigário paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo, de Araçatuba.

“Uma profunda gratidão por quem buscou seguir os passos de Jesus e do poverello de Assis, amando e servindo os pobres e a humanidade toda. Deu-nos um testemunho de como ser um homem de Deus. Que seu exemplo, amor e serviço nos inspire a continuar a servir os irmãos", disse o padre Rodolfo Marcos Petrucci, pároco da Paróquia Sagrada Família, de Penápolis.

A sensibilidade do Papa também tocou o coração da vida religiosa consagrada.

“Ao nosso estimado Papa Francisco, nossa eterna gratidão por ter sido uma pessoa de Deus para nós católicos. Homem simples, humilde e esperançoso. A quem devemos obediência e respeito. Sou muito agradecida por tudo o que ele fez em sua árdua missão de conduzir a Igreja Católica no mundo todo', afirmou a Irmã Carmem de Jesus Telles, missionária claretiana e auxiliar administrativa do Recanto do Vovô, de Birigui.

Entre os fiéis leigos, a emoção também foi visível em palavras e homenagens.

“Recebemos com profundo pesar a notícia da partida do nosso querido Papa Francisco. Em nome da Comunidade Santo Antônio de Coroados, agradecemos por sua vida dedicada à fé, à humildade e à esperança. Que Deus o receba em Seu reino de paz e glória eterna", desejou Pedro Andreassa Neto, membro da comissão da Comunidade Santo Antônio de Coroados.

“O Papa Francisco deixou um legado de resistência às ideologias e modernidades, sempre mostrando um caminho de fé, santidade e esperança. Obrigado, Jorge Mário Bergoglio, por manter a Igreja viva em meio aos tempos difíceis", agradeceu Adriano Ramos, coordenador da Renovação Carismática Católica de Birigui.

“Com imensa tristeza recebemos hoje a notícia da morte do Papa Francisco. Em nome de toda a comunidade, nosso muito obrigado por ter conduzido com amor e carinho a nossa Igreja. Deus o acolha em Seu reino”, disse André Picolo, comunidade rural Baguaçu da Paróquia de Coroados.

“Foi com muito pesar que recebemos essa notícia. Toda a comunidade católica sente a perda deste Papa que foi exemplo de humildade. Sempre rezamos pela saúde do Santo Padre. Ele lutou até o fim, combateu o bom combate. Descanse em paz!", lamentou Willian Palácio, coordenador do Terço dos Homens da Paróquia Imaculada Conceição, de Birigui.

Legado e sucessão

Com o falecimento de Francisco, o Vaticano inicia agora o período do sede vacante, que culminará com o Conclave  reunião dos cardeais com direito a voto, para a escolha do novo Papa. Durante as sessões de votação na Capela Sistina, cardeais permanecerão isolados, aguardando a fumaça branca que simbolizará a eleição do novo sucessor de Pedro.

Francisco deixa um legado marcado pela simplicidade, diálogo com as periferias, defesa da paz e aproximação com diferentes culturas e religiões. Sua morte representa o fim de uma era e o início de uma nova expectativa para os caminhos da Igreja Católica no século XXI.

Comentários

Comentários