
Como parte das atividades do programa Ludicidadania, os estudantes da Emeb Professora Maria Angélica Lorençon, no Corrupira, receberam nesta quarta-feira (26) a visita dos cães Logan e Sirius, do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).
Acompanhados dos agentes, os cães das raças pastor belga malinois e o labrador fizeram brincadeiras de faro, obediência, cumprimento, equilíbrio e outros exercícios, que animaram a plateia de estudantes curiosos, com os cerca de 200 estudantes do período da manhã. Além dos quartos anos das turmas atendidas pelo programa, todas as sete turmas da unidade participaram da atividade.
Realizado em parceria entre as Unidades de Gestão de Educação (UGE) e de Segurança Municipal (UGSM), o Ludicidadania chega ao seu quarto ano de existência, com foco na promoção de atividades de abordagem lúdica com foco em cidadania, vida saudável e comunicação não-violenta. A mediação fica por conta de agentes da GMJ e para este ano letivo ampliou seu alcance para cerca de 4 mil estudantes dos quartos anos de 14 diferentes unidades escolares da rede municipal.
A estudante do 4º ano, Lívia de Oliveira, sabe de cor a proposta do projeto. “Os guardas estão na rua para proteger a cidade e as pessoas, mas aqui na escola eles apresentam o trabalho que fazem e abordam outros temas, como a importância de se estudar, ter postura, não fazer o mal ou bullying com os amigos.” E acrescenta, sobre o que mais gostou na atividade desta manhã. “Gostei dos exercícios de farejamento e quando o cachorro teve que pular os bambolês”, comenta a estudante de nove anos.
A gestora de Educação, Priscila Costa, reforçou a importância do programa. “O Ludicidadania soma-se às aprendizagens e vivências pelas quais nossos estudantes já têm em sala de aula com temas fundamentais para a vida saudável em sociedade. Por meio de palestras, rodas de diálogo, apresentações e atividades interativas como esta com o Canil, a presença dos guardas dentro das escolas confere ao programa toda a solidez que a instituição carrega e incentiva todos esses ideais imprescindíveis de convivência e respeito entre as crianças.”
Para este ano letivo, os agentes da GMJ envolvidos no Ludicidadania são Agnes, Barban, Josiane, Kleber, Martins, Saulo José e Stefani.