
Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira (26) avaliou a popularidade de governadores em oito estados. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), registrou 61% de aprovação, 28% de desaprovação e 11% não souberam responder.
As avaliações positivas são de 41%, as regulares 34% e as negativas 14%.
Leia mais: Lula tem revés em avaliação e projeção eleitoral em 8 estados
Entre os governadores analisados, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, tem o maior índice de aprovação, com 74% de opiniões favoráveis e apenas 4% de rejeição. No Paraná, Ratinho Júnior (PSD) aparece em segundo lugar, com 65% de avaliações positivas. Já no Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) é o único com mais avaliações negativas (31%) do que positivas (24%).
A pesquisa foi realizada entre 19 e 23 de fevereiro com eleitores a partir de 16 anos, em entrevistas presenciais. O número de entrevistados variou entre 1.104 e 1.482 por estado, com margem de erro de até três pontos percentuais.
*Nota da redação
A avaliação positiva e o índice de aprovação são métricas parecidas, mas têm diferenças importantes:
Avaliação positiva: Refere-se ao percentual de pessoas que classificam a gestão de um político como "ótima" ou "boa". Geralmente, vem acompanhada dos índices de avaliação "regular" e "negativa" (ruim/péssima).
Índice de aprovação: Mede o percentual de entrevistados que aprovam a forma como o gestor governa. Normalmente, a pergunta é direta: “Você aprova ou desaprova a administração do governador/prefeito/presidente?”.
Enquanto a avaliação positiva pode ser um recorte de uma pesquisa mais detalhada (ótimo, bom, regular, ruim e péssimo), o índice de aprovação costuma ser uma resposta binária (aprova/desaprova). Assim, um governador pode ter 40% de avaliação positiva, mas 55% de aprovação, caso parte dos que consideram a gestão “regular” ainda o aprovem.
Comentários
1 Comentários
-
ADRIANO A S ANDRADE 27/02/2025Este é o novo Bolsonaro da elite perversa brasileira quer para tirar todos os direitos dos trabalhadores, inaugurando uma nova era de escravidão e miséria sem fim. Este Tarcísio é um péssimo governador, bem como um traidor da pátria, pois vestiu o chapéu de Donald Trump de forma descarada, mostrando que os interesses de um povo estrangeiro estão acima dos nossos. Até agora não tem nada para mostrar de bom para o povo paulista, ao contrário, vende empresas públicas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do paulista. Destrói a saúde, educação, bem como aumenta o número de pedágios e radares para encher o bolso dos empresários e levar mais pobreza ao moradores do Estado de São Paulo. É um farsa como \"bom governo\".