CONCURSO

Após eliminação, Campinas oficializa resultado de residência

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
Sete concorrentes foram eliminados após suspeita de fraude no processo seletivo.
Sete concorrentes foram eliminados após suspeita de fraude no processo seletivo.

Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar oficializou, na noite desta quarta-feira (19), a publicação do resultado definitivo das provas objetivas dos programas de Residência Médica, Multiprofissional e Odontológica. A divulgação ocorre após a desclassificação de sete candidatos por suspeita de irregularidades no processo seletivo.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A relação final dos aprovados está disponível no site do Consesp, empresa responsável pelo concurso. Com a definição do resultado, os candidatos selecionados para a Residência Médica deverão efetuar suas matrículas nos dias 21 e 24 de fevereiro. Já os aprovados nos programas Multiprofissional e Odontológico terão a classificação, homologação e convocação publicadas na sexta-feira (21).

Ao todo, foram 2.373 candidatos inscritos para 123 vagas em 20 especialidades, o que representa uma concorrência média de 19,2 candidatos por vaga. Os aprovados atuarão no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Hospital Maternidade de Campinas e em unidades da Secretaria Municipal de Saúde.

Suspeita de fraude e eliminação

O resultado final do certame foi publicado somente após a revisão completa das provas e a eliminação de sete concorrentes da Residência Médica, que obtiveram notas idênticas e padrões estatisticamente incomuns. O caso foi denunciado nas redes sociais por outros candidatos, levando a Rede Mário Gatti a suspender temporariamente a divulgação dos resultados para iniciar uma apuração.

O processo de investigação foi determinado pelo prefeito Dário Saadi, e além da desclassificação, a Rede solicitou ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) a abertura de um inquérito para averiguar possível prática criminosa no concurso. Paralelamente, a empresa contratada para aplicar as provas responderá a um processo administrativo, com possibilidade de sanções.

Os residentes aprovados receberão bolsa mensal de R$ 4.106,09 do Ministério da Educação ou Ministério da Saúde. Aqueles vinculados à Rede Mário Gatti terão um auxílio-moradia de 10% sobre o valor da bolsa. Já os residentes do Programa de Medicina de Família e Comunidade contarão com um incentivo adicional municipal, totalizando R$ 11 mil mensais.

Comentários

Comentários