
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a visita que faria a Campinas nesta quinta-feira (20), onde participaria de um evento na Bosch do Brasil. A nova agenda presidencial foi remanejada para Brasília, onde Lula cumpre compromissos no Palácio da Alvorada ao longo do dia.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Com a ausência do presidente, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), foi escalado para representar o governo federal na cerimônia em Campinas. O evento prevê a assinatura de contratos de fomento entre a Bosch, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), voltados ao financiamento de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.
A visita de Lula a Campinas constava na programação oficial do Planalto antes da divulgação da última pesquisa Datafolha, que apontou uma queda na aprovação do governo federal para 24%, o menor índice registrado nos três mandatos do presidente. Apesar do recuo na popularidade, Lula minimizou os números e disse que nunca levou pesquisas "definitivamente a sério".
Enquanto Alckmin participa do evento em São Paulo, o presidente terá compromissos internos em Brasília, incluindo reuniões com auxiliares diretos no Palácio da Alvorada. A mudança na agenda não foi justificada pelo governo.