CÂMARA

Vereador inicia mandato com projeto contra linguagem neutra

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Nick Schneider, filho do ex-vereador Jorge Schneider, segue linha conservadora e mira pautas morais antes de estrear no Plenário da Câmara de Campinas.
Nick Schneider, filho do ex-vereador Jorge Schneider, segue linha conservadora e mira pautas morais antes de estrear no Plenário da Câmara de Campinas.

O vereador estreante Nick Schneider (PL) protocolou um projeto de lei na Câmara de Campinas, que busca proibir o uso da linguagem neutra em documentos oficiais e atos administrativos do município. Com o PL nº 17/2025, o parlamentar segue os passos do pai, Jorge Schneider, conhecido pela postura conservadora durante seus mandatos.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Segundo Nick, o objetivo do projeto é assegurar o uso da norma culta da Língua Portuguesa para garantir clareza, uniformidade e acessibilidade nos textos oficiais. "Queremos preservar a compreensão e a padronização, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso pleno às informações e serviços públicos", justificou o vereador.

A proposta segue a linha de pautas morais, amplamente defendida pelo pai, mas o parlamentar ressalta que a medida não interfere na liberdade de expressão artística ou individual. O projeto, de acordo com o parlamentar, reforça o compromisso com a transparência ao evitar barreiras linguísticas que possam dificultar a compreensão, especialmente para pessoas que utilizam recursos de acessibilidade, como leitores de tela ou braile.

Enquanto o Legislativo campineiro está em recesso, o projeto aguarda início de tramitação, que está previsto para 3 de fevereiro, quando será analisado pelas Comissões Permanentes antes de seguir para votação em Plenário. A proposta precisa de aprovação em dois turnos e sanção do prefeito para virar lei municipal.

Com a apresentação do projeto, Nick Schneider demonstra que pretende adotar um caminho semelhante ao do pai, marcando posição em temas que dialogam com o eleitorado mais conservador de Campinas.

Dia do terço dos homens

O vereador protocolou também um projeto de lei que institui o Dia Municipal do Terço dos Homens no calendário oficial de Campinas. A data será dedicada à celebração e valorização dessa prática religiosa católica, que reúne homens em encontros de oração do terço.

Comentários

Comentários