
O governo do Estado anunciou que as obras do TIC (Trem Intercidades), que conectará Campinas à capital paulista, estão previstas para serem iniciadas em 2026 e devem durar cinco anos, sendo entregues em 2031. O projeto teve investimentos do governo federal através do BNDES.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Além do TIC, o projeto também contará com o TIM (Trem Intermetropolitano), que ligará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 quilômetros em 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O TIC fará o trajeto de 101 quilômetros em cerca de 60 minutos. Este será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, que ligará de forma expressa São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, alcançando uma velocidade de 140 km/h.
O governo federal ja formalizou contratos de financiamento com o BNDES, garantindo R$ 3,2 bilhões para a primeira etapa do Trem Intercidades. O investimento integra um pacote de R$ 8,15 bilhões destinado a projetos de infraestrutura no estado, fortalecendo o transporte e a logística regional.
O TIC será um serviço expresso que percorrerá 101 quilômetros de trilhos, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente para o transporte de passageiros entre as duas principais regiões metropolitanas do estado. O projeto também engloba a implantação do Trem Intermetropolitano, que fará o trajeto entre Campinas e Jundiaí, e a concessão da Linha 7-Rubi, que conecta Jundiaí a São Paulo e é atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).