O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira (6), a nova sede dos sete cartórios eleitorais de Campinas, localizada na Rua General Osório, 1.041, no Centro. O espaço centraliza o atendimento de sete zonas eleitorais – 33ª, 274ª, 275ª, 378ª, 379ª, 380ª e 423ª – e já estava operando desde agosto, inclusive durante o último período eleitoral. A mudança beneficia aproximadamente 885 mil eleitores de Campinas, facilitando serviços como a emissão e transferência do título eleitoral e o pagamento de multas.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, destacou que a centralização dos cartórios eleitorais em um local moderno e acessível contribui para um melhor atendimento. "Os eleitores agora contam com um ponto central e acessível, com infraestrutura moderna e espaços adaptados, o que facilita o acesso aos serviços eleitorais em um ambiente digno”, afirmou durante a cerimônia de inauguração.
O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, ressaltou que a iniciativa faz parte da política de assunção de cartórios pelo TRE-SP, que tem como objetivo melhorar as estruturas das zonas eleitorais do interior paulista. O projeto, iniciado em 2022, já levou instalações próprias para 43 zonas eleitorais em cidades como Bragança Paulista, Piracicaba e Diadema, reduzindo a dependência de prédios cedidos por prefeituras.
A nova sede dos cartórios de Campinas possui uma área climatizada e acessível, além de espaço adequado para o armazenamento das urnas eletrônicas e instalações como elevadores, salas de reunião e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Segundo o juiz da 33ª Zona Eleitoral, Luiz Antônio Alves Torrano, a mudança representa um marco na infraestrutura de atendimento da Justiça Eleitoral na cidade, oferecendo condições adequadas para o público e os servidores.