ALTA PRECISÃO

Unicamp instala radar para monitorar eventos climáticos extremos

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Radar cobrirá um raio de 100 km, com precisão elevada em até 60 km.
Radar cobrirá um raio de 100 km, com precisão elevada em até 60 km.

Nesta segunda-feira (7), a Unicamp concluiu a instalação de um radar meteorológico de 3,5 toneladas, exclusivo da Região Metropolitana de Campinas (RMC), capaz de identificar eventos climáticos extremos com alta precisão. O equipamento foi instalado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), após uma operação de içamento que durou cerca de sete horas.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

O radar, que ficará em uma torre de 10 metros de altura, possui uma antena parabólica de 2,4 metros de diâmetro, protegida por uma redoma de 4 metros. Ele cobrirá um raio de 100 km, com precisão elevada em até 60 km. O equipamento deve começar a operar em caráter experimental em dezembro deste ano.

De acordo com Ana Ávila, meteorologista do Cepagri, o radar é o mais avançado do Brasil em termos de tecnologia. Ele integrará o Centro de Meteorologia da RMC e contribuirá para a Rede de Alertas e Desastres, emitindo alertas em tempo integral e monitorando fenômenos como chuvas intensas e tempestades, colaborando também com sistemas estadual e federal de monitoramento.

A instalação foi coordenada pela fabricante norte-americana Enterprise Electronics Corporation (EEC), localizada em Enterprise, Alabama.

Comentários

Comentários