
Nesta segunda-feira (7), a Unicamp concluiu a instalação de um radar meteorológico de 3,5 toneladas, exclusivo da Região Metropolitana de Campinas (RMC), capaz de identificar eventos climáticos extremos com alta precisão. O equipamento foi instalado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), após uma operação de içamento que durou cerca de sete horas.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O radar, que ficará em uma torre de 10 metros de altura, possui uma antena parabólica de 2,4 metros de diâmetro, protegida por uma redoma de 4 metros. Ele cobrirá um raio de 100 km, com precisão elevada em até 60 km. O equipamento deve começar a operar em caráter experimental em dezembro deste ano.
De acordo com Ana Ávila, meteorologista do Cepagri, o radar é o mais avançado do Brasil em termos de tecnologia. Ele integrará o Centro de Meteorologia da RMC e contribuirá para a Rede de Alertas e Desastres, emitindo alertas em tempo integral e monitorando fenômenos como chuvas intensas e tempestades, colaborando também com sistemas estadual e federal de monitoramento.
A instalação foi coordenada pela fabricante norte-americana Enterprise Electronics Corporation (EEC), localizada em Enterprise, Alabama.