DEVASTAÇÃO

Incêndio destrói acessos e fecha Observatório no Pico das Cabras

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/PMC
A interdição se estende até quinta-feira (12), quando será realizada uma nova avaliação para determinar a reabertura.
A interdição se estende até quinta-feira (12), quando será realizada uma nova avaliação para determinar a reabertura.

O Observatório Municipal Jean Nicolini, localizado no Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, está temporariamente fechado ao público devido às queimadas que atingem a região desde segunda-feira (9). A interdição se estende até quinta-feira (12), quando será realizada uma nova avaliação para determinar a reabertura. O incêndio comprometeu a visibilidade para observações astronômicas e danificou as estradas de acesso, colocando em risco a segurança dos visitantes.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

O incêndio, que começou na divisa entre Campinas e Morungaba, ganhou força com os ventos e atingiu o entorno do observatório, mobilizando a Defesa Civil de Campinas e o Corpo de Bombeiros em uma força-tarefa para conter as chamas. A ação contou com o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar, que lançou água em áreas de difícil acesso. Caminhões-pipa da Sanasa e maquinários das subprefeituras de Sousas e Joaquim Egídio também estão sendo utilizados no combate ao fogo.

Segundo Sidnei Furtado, coordenador regional da Defesa Civil de Campinas, o foco de incêndio próximo ao observatório foi controlado, mas há uma grande preocupação com o fogo na divisa entre Campinas, Itatiba e Morungaba, onde a vegetação seca e os ventos podem provocar a propagação das chamas. "Ainda não podemos afirmar que a situação está sob controle, especialmente porque o período da tarde, com ventos mais fortes, pode agravar o cenário", afirmou Furtado.

As equipes de combate ao incêndio continuam monitorando a área, e o Corpo de Bombeiros montou um posto de comando no Pico das Cabras para coordenar as operações. Além dos caminhões-pipa, drones estão sendo usados para sobrevoar a região e identificar novos focos.

Com o fechamento do observatório, atividades escolares programadas para esta semana foram suspensas, e os visitantes estão sendo orientados a evitar a área até que a situação seja normalizada. A preservação do espaço é uma prioridade para as autoridades, que seguem trabalhando para debelar o incêndio e garantir a segurança de todos.

Comentários

Comentários