O atual prefeito, Fernando Capato (PSD), é o único candidato inscrito para concorrer ao cargo de Prefeito de Holambra nas eleições deste ano. A situação é inusitada, mas não é única. Em todo o Brasil, 214 municípios terão candidato único a prefeito, segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Isso costuma ser comum em cidades de menor porte. Holambra tem pouco mais de 15 mil habitantes, e a média populacional das cidades com candidato único é de 6,7 mil habitantes, também segundo a CNM. Das 214 cidades com candidatura única, a maioria (61%) é do Rio Grande do Sul (43), seguido por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).
Candidatos à reeleição
Uma característica que une Capato a outros candidatos na mesma situação é o fato de ele estar buscando a reeleição. A maioria dos candidatos únicos está em busca da reeleição - cerca de 70%. De 214 candidaturas únicas, devem ocorrer 154 reeleições e 60 novos prefeitos ou prefeitas.
Outros anos
Na eleição de 2020, Capato se tornou prefeito após vencer dois candidatos: Cido Urso (Podemos) e Zé Fermino (Republicanos).
Basta um único voto
Para ser eleito, Fernando Capato precisa de um único voto, segundo o TSE.
“Eleição. Prefeito. Maioria de votos. Interpretação do § 2º, do art. 1º, da Lei nº 8.214/91. I – Serão considerados eleitos o prefeito e o vice-prefeito com ele registrado que obtiverem maioria de votos (art. 1º, § 2º, da Lei nº 8.214/91). Tal norma não exige maioria absoluta de votos. Mesmo que se tratasse de município com mais de duzentos mil habitantes, não caberia falar de segundo turno de eleições com candidatura única a prefeito. Além disso, no primeiro turno de qualquer forma não seria computados os votos em branco (CF, arts. 77, §§ 2º e 3º, e 29, II) [...]”
Capato só não será eleito caso não receba nenhum voto, ou tenha algum problema legal com sua candidatura. Neste caso, novas eleições terão de ser realizadas em Holambra.
Patrimônio
Fernando Capato tem 37 anos, é empresário e declarou um dos maiores patrimônios da região: R$ 10,3 milhões, valor que compreende imóveis, cotas de empresas, carros e aplicações financeiras. Uma evolução de 212% em relação às eleições de 2020, quando na ocasião Capato declarou patrimônio de R$ 3,3 milhões.
Pedreira teve candidato único em 2016
A situação inusitada não é inédita na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em 2016, Hamilton Bernardes, do PSB, foi o único candidato. Na ocasião, ele liderou uma coligação que tinha nada menos do que 19 partidos políticos e foi eleito com 15.729 votos (100% dos votos válidos).