Iniciada em 16 de julho, a greve dos servidores do INSS completou um mês no último sábado, 16, e segue provocando transtornos para quem necessita de serviços presenciais em todo o país, incluindo agências de nossa região.
Segundo o INSS, algumas agências da Região Metropolitana de Campinas (RMC) não abriram nos últimos dias por causa da greve, casos da agências Campinas Centro, Campinas Amoreiras, Artur Nogueira, Indaiatuba, Sumaré e Valinhos.
Em outras agências da região parte dos servidores aderiram à greve, o que pode ter resultado em uma redução de atendimentos, ainda segundo o INSS, que destaca ainda que nesta situação a prioridade é para a realização dos atendimentos agendados, especialmente os de perícia médica.
Negociações emperradas
Algumas das reivindicações dos grevistas são: melhores condições de trabalho, cumprimento do acordo da greve de 2022, recomposição de perdas salariais e valorização da carreira, dentre outras demandas.
Uma negociação entre representantes dos grevistas e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) foi realizada na última sexta-feira, 16, mas o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência (Sinssp-BR) recusou as duas propostas apresentadas pela pasta.
A primeira proposta seria a de incorporar a Gratificação de Atividade Executiva no Vencimento Básico, o que faria com que o reajuste acumulado superasse 30%, dependendo do nível. A outra proposta foi a de incorporar a gratificação e o vencimento aos cargos de nível superior a partir de janeiro. Nas duas propostas seriam contemplados servidores ativos e aposentados.
Desconto no pagamento
Representantes do Comando Nacional de Greve afirmam que a prévia do contracheque dos servidores que aderiram à greve veio com descontos dos dias parados, o que, na visão deles, fere o direito de greve. A medida foi vista pelo comando da greve como "mais um ataque aos trabalhadores".
Recomendação do INSS
Os segurados com atendimentos agendados no Estado de São Paulo e que não puderam ser atendidos em decorrência da greve terão seus agendamentos remarcados assim que o atendimento seja restabelecido nessas unidades, garante o INSS. Caso deseje, o cidadão também pode fazer o reagendamento do seu atendimento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
O instituto também reforça que mais de 100 serviços prestados pelo INSS podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular (app) ou pelo site gov.br/meuinss, ou pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.