O avião que caiu em Vinhedo no início desta sexta-feira, 9, é um modelo ATR-72-500 da Voepass Linhas Aéreas. Segundo a companhia, a aeronave decolou de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. O governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES), interrompeu a viagem para acompanhar os trabalhos de resgate.
O ATR-72 é um turboélice comercial bimotor de médio porte e asas altas, desenvolvido e fabricado pela Avions de Transport Régional (ATR), Este tipo de aeronave geralmente opera em rotas domésticas, fazendo pequenas e médias localidades com infraestrutura menos sofisticada, segundo diz o site da fabricante.
Ainda segundo a fabricante, o ATR-72 foi projetado especialmente para atender pedidos de companhias aéreas regionais por um tipo de equipamento adaptado para operação em pistas de pouso com menos de 1.850 metros de comprimento, com procedimentos de decolagem e aproximação mais complexos. Praticamente todas as aeronaves turboélice modernas têm mais potência estática (tração estática) que aeronaves a jato de mesmo tamanho e peso máximo de decolagem.
O acidente
A queda aconteceu pouco após as 13h na rua João Eudeta, próximo à rodovia Miguel Melhado Campos, que liga Vinhedo à região de Viracopos, em Campinas.
Registros dos moradores mostram a aeronave rodopiando pelo ar e, logo depois, despenca no condomínio Residencial Florido, no bairro Capela. Com a queda, uma explosão aconteceu. De longe, era possível ver as chamas e a torre de fumaça que se formou.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão no local da queda atendendo a ocorrência. As vítimas serão levadas para hospitais de Vinhedo e de Valinhos.
Em nota, o Governo do Estado de São Paulo informou que "o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes".
A VOEPASS também divulgou uma nota oficial sobre o acidente. Leia:
"A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores."