AVANÇO

Cirurgia robótica será implantada no HC da Unicamp

Por Leonardo Vieira | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Agência Brasil
Cirurgia robótica é um avanço para o tiramento e recuperação
Cirurgia robótica é um avanço para o tiramento e recuperação

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) comunicaram nesta semana que, em breve, receberão um sistema de cirurgia robótica que prometem proporcionar um avanço significativo em cirurgias minimamente invasivas.

Na última quinta-feira, 11, a superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde, e o diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Claudio Saddy Rodrigues Coy, receberam a visita de Stephen Hirsch, vice-presidente global do mercado mundial de sistemas da Vinci. 

Hirsch foi acompanhado por representantes da empresa Strattner, que representa no Brasil os sistemas de cirurgia robótica da Vinci, produzidos pela Intuitive Surgical, sediada em Sunnyvale, Califórnia (EUA).

Durante a visita, Elaine Cristina de Ataíde e Claudio Saddy Rodrigues Coy discutiram com Hirsch e equipe temas relacionados ao treinamento em cirurgia robótica e a importância de instituições públicas de ensino terem acesso a essa tecnologia avançada.

"Vamos implantar a cirurgia robótica dentro do HC da Unicamp para o aprimoramento científico e tecnológico, oferecendo treinamento de ponta para nossos médicos, residentes e alunos. Queremos, com isso, proporcionar aos nossos pacientes do Sistema Único de Saúde a melhor tecnologia cirúrgica disponível no mercado", revelou Elaine.

O diretor da FCM, Cláudio Coy, destacou que a cirurgia robótica representa um avanço significativo na cirurgia minimamente invasiva, proporcionando recuperações mais rápidas e menos complicações aos pacientes.

"Nos Estados Unidos, atualmente, são realizadas mais cirurgias robóticas do que laparoscópicas", relatou Coy. Ele ressaltou a importância da iniciativa do HC em trazer a cirurgia robótica para a Universidade, considerando que essa tecnologia já está presente em diversos hospitais no mundo e no Brasil.

Cronograma

A partir de 19 de agosto, o Centro Cirúrgico do HC contará com um simulador do Sistema Cirúrgico Robótico da Vinci por duas semanas, para demonstração a docentes, médicos residentes e médicos assistentes. Em seguida, o equipamento será adquirido em locação, com a Strattner auxiliando na instalação e manutenção.

Segundo a Strattner, até o final de 2023, mais de 110 plataformas de cirurgia robótica da Vinci já haviam sido instaladas em 15 estados brasileiros. Globalmente, existem mais de 7.500 sistemas da Vinci, com mais de 12 milhões de procedimentos realizados em 70 países.

Comentários

Comentários