
A Guarda Municipal de Campinas apreendeu 1,1 tonelada de fios de cobre sem origem comprovada em quatro depósitos de recicláveis e sucatas no Jardim Novo Campos Eliseos, nesta sexta-feira, 12, durante uma operação de fiscalização. Também foram localizados, em um estabelecimento, 43kg de cabos subterrâneos furtados de uma estação do BRT.
A ação fiscalizou sete estabelecimentos suspeitos de compra e revenda de fios de cobre furtados de semáforos e do Corredor BRT em Campinas. Além da Guarda Municipal, equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Urbanismo participaram da operação.
Segundo a Prefeitura de Campinas, fios sem origem comprovada foram encontrados em três dos locais fiscalizados. Embora não tenha sido possível comprovar o crime de furto, foi aplicada uma multa de R$ 4,5 mil e o material foi recolhido.
No quarto estabelecimento, além da apreensão e multa, um homem foi autuado em flagrante e detido. Ele foi encaminhado à 2ª Delegacia Seccional após os guardas encontrarem 43kg de fios de cobre furtados da iluminação da estação do BRT, dos quais 27kg estavam intactos e 18kg parcialmente queimados. No local, materiais de alumínio sem origem comprovada também foram apreendidos.
De acordo com a Emdec, há, em média, uma ocorrência de furto de cabos nos corredores BRT por semana. Em 2024, 81 semáforos foram prejudicados, resultando em um prejuízo de R$ 75 mil.